Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57260
Título: | O papel e a importância da imagem no ensino da Filosofia |
Outro(s) título(s): | The role and importance of the image on Philosophy´s teaching |
Autor(es): | Silva, Filipa Catarina Pereira da |
Orientador(es): | Manso, Artur |
Palavras-chave: | Ensino Filosofia Imagem Estética Arte Teaching Philosophy Image Esthetic Art |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente trabalho intitulado “O Papel e Importância da Imagem no Ensino da
Filosofia”, constitui o Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia
no Ensino Secundário, que decorreu no ano letivo de 2012/2013, na Escola
Secundária Martins Sarmento, em Guimarães, numa turma de 10º ano
pertencente ao curso de Artes Visuais.
A questão que nos propusemos investigar foi se o uso da imagem consitui um
recurso didático importante e útil na lecionação de temas, conteúdos e conceitos
filosóficos nas aulas de Filosofia. Incidimos principalmente, na sua utilização na
lecionação da Dimensão Estética.
Neste relatório, expusemos as orientações teóricas que serviram de base ao
nosso projeto, bem como a sua aplicação na prática letiva nas aulas de Filosofia,
apresentando a seguinte estrutura: uma primeira parte onde se faz o
Enquadramento contextual da intervenção pedagógica; na segunda parte
procede-se ao Enquadramento teórico da intervenção pedagógica; na terceira
parte faz-se a descrição da Aplicação do Plano de Intervenção na prática letiva.
O trabalho conta ainda com uma introdução, uma conclusão, uma bibliografia e
um conjunto de anexos. The present work entitled the “The Role and Importance of the Image on Philosophy´s Teaching” is the Teaching Pratice Report of the Master's degree in Philosophy Teaching in the Secondary School carried out in years of 2012/2013, in High School Martins Sarmento, in Guimarães, in a group of the 10th of Visual Arts. The issue that we propose to investigate was if the use of image is a didatical resourse useful on the teaching of philosophycal themes, contents and concepts on Philosophy lessons. We insided mostly on his use in the Esthetical Dimension. In this report, we exposed the theoretical directions that served to base to our project, such as his aplication in the school practice of Philosophy presenting the following structure: the first part entitled Contextual framework of the pedagogical intervention; the second part entitled Theoretical framework of the pedagogical intervention and the third part the Aplication of the Intervention Plan in school practice. The work also includes an introduction, a conclusion, a bibliography and a set of appendices. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57260 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa Catarina Pereira da Silva.pdf | Relatório de Estágio | 3,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |