Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57257

TitleUma sala de aula, diferentes janelas para aprender: algumas aplicações da teoria das Inteligências Múltiplas no ensino de inglês do 1º Ciclo
Other titlesA classroom, different windows to learn: some applications of the theory of multiple intelligences in teaching english in Primary School
Author(s)Estêvão, Sílvia Paula Henriques
Advisor(s)Moreira, Maria Alfredo
KeywordsPráticas pedagógicas
Inteligências múltiplas
Ensino da língua inglesa
Teaching practices
Multiple intelligences
English language teaching
Issue date2017
Abstract(s)O presente relatório apresenta uma reflexão sobre as minhas experiências e práticas pedagógicas enquanto docente licenciada em Línguas e Literaturas Modernas na Variante de Estudos Portugueses e Ingleses - Ramo de Formação Educacional, profissionalizada nos grupos 120, 300 e 330. Trata-se de um relatório reflexivo da minha prática profissional, com vista à obtenção do grau de Mestre elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo, na Universidade do Minho. Neste trabalho pretendo refletir sobre a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner; mostrar de que modo a minha prática pedagógica se desenvolveu fazendo uso da teoria das IM nas minhas aulas de língua inglesa; descrever e analisar uma sequência didática planeada à luz desta teoria e, por último, avaliar o desempenho/evolução dos alunos nas atividades apresentadas. Os resultados obtidos na intervenção pedagógica desenvolvida mostram o valor educativo da teoria das IM para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que permite aproveitar as diferenças e potencialidades individuais de cada aluno, possibilitando um desenvolvimento mais significativo do seu desempenho e aproveitamento. Na intervenção pedagógica foram utilizados diferentes instrumentos de autorregulação da aprendizagem no sentido de avaliar as atividades desenvolvidas e permitir que os alunos refletissem acerca das suas próprias capacidades e dificuldades. Os resultados mostram a inclusão dos alunos na aprendizagem e a promoção de momentos de reflexão e de avaliação em sala de aula, bem como um maior envolvimento, o que favorece a sua crescente autonomia, uma aprendizagem mais significativa e o desenvolvimento de competências comunicativas.
This report presents a reflection on my experiences and teaching practices as a teacher of the recruitment groups (120, 300 and 330), with a degree in “Línguas e Literaturas Modernas Variante de Estudos Portugueses e Ingleses – Ramo de Formação Educacional” in “Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas”. It is a reflective report of my professional practice in order to obtain the Master degree in Teaching English For Primary School at the University of Minho. In this report I also intend to reflect on the Howard Gardner’s theory of Multiple Intelligences (MI); to show how my teaching practice developed by making use of the MI theory in my English classes; to describe and analyze a didactic sequence planned in the light of this theory and, finally, to evaluate the performance and involvement of the students in the activities presented. The results of this pedagogical intervention show the educational value that the MI theory brings to the process of teaching and learning, as it allows using the individual differences of each student, providing a significant development of their performance and academic results. Different instruments of self-regulation of learning were used in the pedagogical intervention to assess the activities developed which permitted students to reflect on their own skills and difficulties. The results show the inclusion of students in their learning process and the promotion of moments of reflection and evaluation in the classroom, as well as a greater involvement, which favors their increasing autonomy, a more meaningful learning and the development of communicative skills.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57257
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sílvia Paula Henriques Estêvão.pdf
  Restricted access
5,8 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID