Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57245
Título: | Tipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico |
Outro(s) título(s): | Text typologies: the scientific disclosure in basic education |
Autor(es): | Ramos, Catarina Daniela Rodrigues |
Orientador(es): | Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Texto Tipologia textual Discurso de divulgação científica mediática Ensino Text Type of text Mediatic scientific disclosure speech Teaching |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada, que teve como objetivo proporcionar aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino
Básico a aquisição de competências acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o
que define e distingue as diferentes tipologias textuais; no quadro destas, foi dedicada especial
atenção ao género de divulgação científica mediática.
A necessidade de dar a conhecer estratégias para a compreensão de textos e criar
saberes relativos às regras de construção e elaboração de diferentes tipos de texto é cada vez
maior, uma vez que os alunos mostram ter dificuldades, quer na compreensão, quer na
elaboração/estruturação de textos. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os
alunos de uma turma do 1.º ano de escolaridade e de uma turma do 6.º ano de escolaridade.
No 1.º ano, o objetivo adotado foi o de realizar uma sensibilização precoce (dominantemente
oral) para diferentes tipos de texto, a partir de algumas propriedades elementares, e associar
esse trabalho à aprendizagem da leitura e da escrita; no 6.º ano, o principal objetivo foi o de
sistematizar o conhecimento dos alunos em relação à estrutura de dois tipos de texto através de
práticas de leitura e de escrita.
A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram
recolhidos através da observação e reflexão das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos e
de registos fotográficos. The present report presents the work developed on the Supervised Teaching Practice, which goal was to give the opportunity to the 1st and 2nd grade students to acquire knowledge about texts compositionality, mainly about what defines and distinguishes different text types; in this matter, it was given special attention to the mediatic scientific disclosure. The need to master strategies for text comprehension and to create knowledge related to construction and elaboration of different text types is getting bigger, because students reveal difficulties both in text comprehension and text construction/structuring. In this way, some activities were proposed for 1st graders and 6th graders. In the 1st grade, the intention was to do an early awareness (oral) for different text types, starting with some elementary properties, and connect this work to reading and writing; in the 6th grade, the main intention was to synthetize the student’s knowledge of the structures of two types of text through reading and writing practices. The methodology adopted for this project was the action research and the data were collected through the observation and reflection of the lessons, the work done by the students and the photographic records. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57245 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 4,98 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |