Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57245

TítuloTipologias textuais: a divulgação científica no ensino básico
Outro(s) título(s)Text typologies: the scientific disclosure in basic education
Autor(es)Ramos, Catarina Daniela Rodrigues
Orientador(es)Ramos, Rui Lima
Palavras-chaveTexto
Tipologia textual
Discurso de divulgação científica mediática
Ensino
Text
Type of text
Mediatic scientific disclosure speech
Teaching
Data2017
Resumo(s)O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, que teve como objetivo proporcionar aos alunos do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico a aquisição de competências acerca da composicionalidade dos textos, em rigor sobre o que define e distingue as diferentes tipologias textuais; no quadro destas, foi dedicada especial atenção ao género de divulgação científica mediática. A necessidade de dar a conhecer estratégias para a compreensão de textos e criar saberes relativos às regras de construção e elaboração de diferentes tipos de texto é cada vez maior, uma vez que os alunos mostram ter dificuldades, quer na compreensão, quer na elaboração/estruturação de textos. Neste sentido, foram propostas algumas atividades para os alunos de uma turma do 1.º ano de escolaridade e de uma turma do 6.º ano de escolaridade. No 1.º ano, o objetivo adotado foi o de realizar uma sensibilização precoce (dominantemente oral) para diferentes tipos de texto, a partir de algumas propriedades elementares, e associar esse trabalho à aprendizagem da leitura e da escrita; no 6.º ano, o principal objetivo foi o de sistematizar o conhecimento dos alunos em relação à estrutura de dois tipos de texto através de práticas de leitura e de escrita. A metodologia adotada para este projeto foi a de investigação-ação e os dados foram recolhidos através da observação e reflexão das aulas, dos trabalhos realizados pelos alunos e de registos fotográficos.
The present report presents the work developed on the Supervised Teaching Practice, which goal was to give the opportunity to the 1st and 2nd grade students to acquire knowledge about texts compositionality, mainly about what defines and distinguishes different text types; in this matter, it was given special attention to the mediatic scientific disclosure. The need to master strategies for text comprehension and to create knowledge related to construction and elaboration of different text types is getting bigger, because students reveal difficulties both in text comprehension and text construction/structuring. In this way, some activities were proposed for 1st graders and 6th graders. In the 1st grade, the intention was to do an early awareness (oral) for different text types, starting with some elementary properties, and connect this work to reading and writing; in the 6th grade, the main intention was to synthetize the student’s knowledge of the structures of two types of text through reading and writing practices. The methodology adopted for this project was the action research and the data were collected through the observation and reflection of the lessons, the work done by the students and the photographic records.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57245
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf4,98 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID