Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57209

TítuloA relação entre as competências motoras dos alunos, as classificações finais na Educação Física e as perceções dos professores: um estudo exploratório no 12º ano de escolaridade: relatório de estágio
Outro(s) título(s)The relationship between the students motor skills, the final classifications in physical education and the teachers' perceptions: an exploratory study on the 12th grade: internship report
Autor(es)Ribeiro, Helder José Fernandes
Orientador(es)Sá, César Augusto
Palavras-chaveEducação física
Estágio
Desempenho motor
Resultados globais
Perceção dos docentes
Physical education
Internship
Motor performance
Overall results
Teachers’ perception
Data2017
Resumo(s)Este relatório de estágio tem como objetivo primordial, apresentar o percurso que desenvolvi durante o ano letivo 2014/2015 como professor estagiário. Neste relatório está descrita toda a minha experiência e evolução pessoal e profissional, o enquadramento da prática de ensino supervisionada onde constam as minhas expetativas pessoais e o enquadramento com o meio institucional. No decorrer do documento demonstro a forma como procurei realizar a gestão do processo ensino-aprendizagem, a participação com o meio, com a descrição das atividades desenvolvidas e realizadas ao longo do ano letivo. De seguida apresentarei o desenvolvimento da investigação efetuada durante o ano letivo onde pretendi avaliar o desempenho motor dos alunos do 12º ano, e compará-lo com os resultados globais da disciplina de educação física e com a perceção dos docentes de educação física. O desempenho motor foi avaliado na modalidade de voleibol, através de filmagens autorizadas e recorrendo a grelhas de observação focadas em exercícios analíticos, em jogo reduzido e jogo formal. Os resultados globais foram recolhidos junto dos serviços de secretaria com autorização da direção e a perceção dos docentes foi realizada através de uma entrevista semi-estruturada. O estudo contou com uma amostra de 19 alunos e 10 docentes. Os resultados demonstraram baixos níveis de competências motoras na amostra, em que apenas 30% atingiu o sucesso, sendo no género feminino a taxa bastante inferior. Os resultados globais revelaram-se inflacionados em relação às competências motoras e a perceção dos docentes a explicar estes resultados, com poucos docentes a acompanhar o programa, a conhecer as normas de referência para o sucesso e a considerar em excesso o domínio sócio afetivo e menos o domínio motor.
The main objective of the internship report is to present the process that was developed during the school year of 2014/2015 as a trainee teacher. In this repost is described my evolution, the framework for teaching practice supervised which contains my personal expectations and the framework with the institutional environment. In the course of the document is evident the form of management of the teaching-learning process, participation with the environment, with the description of the activities developed and implemented throughout the school year. Finally the development of research conducted during the school year I intended to assess students' motor performance of the 12 th grade, compared with the overall results of the discipline of physical education and the perception of physical education teachers. The motor performance was evaluated on the volleyball modality, through duly authorized shooting and with the support of observation grids in analytical exercises, in small and formal game play, the overall results were collected from the secretarial services after authorization of the direction and perception of the teachers was conducted through a structured interview. The study included a sample of 19 students and 10 teachers. The results showed low levels of motor skills, with only 30% reaching the success, and the female gender with lower success. The overall results were shown inflated related with motor skills and teachers’ perception to explain these results, with few teachers following the program, to know the reference standards for success and over-emphasize the socio-affective domain and less motor domain.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57209
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helder José Fernandes Ribeiro.pdf3 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID