Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57202

TítuloA aplicação da técnica de buzzing no processo de ensino - aprendizagem do trombone
Outro(s) título(s)The application of the buzzing technique in the trombone teaching - learning process
Autor(es)Fernandes, Bruno Ricardo Rodrigues
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveBuzzing
Prática instrumental
Bocal
Produção sonora
Trombone
Instrumental practice
Mouthpiece
Sound production
Data2017
Resumo(s)O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música pela Universidade do Minho, durante o ano letivo 2015/2016, e teve como tema a aplicação da técnica de buzzing no processo de ensino/aprendizagem do trombone. Este estágio foi realizado no Conservatório de Música do Porto, com alunos de trombone no contexto de Instrumento e com a orquestra sinfónica no contexto de Música de Conjunto. A produção de som em todos os instrumentos de metal é muito semelhante, que consiste na vibração dos lábios amplificada pelo instrumento. Assim sendo, a vibração dos lábios no bocal (buzzing) é forma mais básica na produção de som. O facto de termos constatado que muitos intérpretes, professores e pedagogos lidarem com esta prática com perspetivas e opiniões diferentes, foi o que nos levou à escolha deste tema. Este projeto teve como principais objetivos recolher informação geral sobre esta temática, analisar se este recurso técnico é utilizado em Portugal, através de um inquérito realizado a professores da disciplina de trombone, investigar, através da experiência com os alunos de Estágio se o recurso à técnica de buzzing e a utilização de acessórios nesta prática tem um impacto positivo ou negativo relevantes no processo de aprendizagem do instrumento. Para a intervenção pedagógica, foram utilizados os exercícios do livro The Buzzing Book (2001), de James Thompson para trompete adaptado para o trombone. Estes foram utilizados sempre na parte inicial da aula, como aquecimento. Os exercícios iniciais são de fácil execução e a dificuldade vai aumentando progressivamente de aula para aula. Todos os exercícios são realizados primeiramente apenas com o bocal e repetido de seguida no instrumento. Apesar de os resultados esperados (melhoria da qualidade de som, capacidade pulmonar, rigor na afinação, etc.) não se revelarem de forma tão acentuada, consideramos positivos na medida em que se observou algumas melhorias na performance dos alunos. O resultado mais relevante foi o facto de estes alunos ficarem a conhecer os seus pontos mais fracos na técnica do trombone, que com o uso do bocal são mais facilmente observáveis e denotados.
The present report is developed within the scope of the Professional Internship of the Master in Music Education at the University of Minho, during the academic year 2015/2016. The theme of this report was the application of the buzzing technique in the trombone teaching/learning process. This internship was held at the Conservatório de Música do Porto, with trombone students in the Instrument context and with the symphonic orchestra in the Ensemble Music context. The sound production in metal instruments is very similar, this consists on the lips vibration which is amplified by the instrument. Therefore, this vibration on the mouthpiece (buzzing) is the most basic form of sound production. The fact that we found that many interpreters, teachers and pedagogues deal with this practice with different perspectives and opinions was the purpose for the selection of this theme. This project´s principal objectives was to collect general information on this subject, analyze if this technique is used in Portugal, through a survey conducted with trombone teachers, to investigate, through an experience with the internship students, if the use of the buzzing technique and the use of accessories in this practice has a positive or negative impact on the learning process of the instrument. For the pedagogical intervention were used exercises from the James Thompson’s book, The Buzzing Book (2001), adapted from trumpet to trombone. These were always used in the beginning of the lesson, as a warm up. The first exercises are easy to execute and the difficulty increases progressively from lesson to lesson. All exercises are first executed only with the mouthpiece and then repeated with the instrument. Despite the expected results (improvement in sound quality, in respiratory capacity, accuracy in tuning, etc.) didn’t reveal a significant improvement, we considered them as positive because it was possible to observe some progresses in student’s performance. The most relevant result was that these students could know their weakest points in the trombone technique, which with the use of the mouthpiece are easily observed and denoted.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57202
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruno Ricardo Rodrigues Fernandes.pdf3,11 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID