Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57164

TitleInter-relações texto-imagem nas metáforas verbo-pictóricas em publicidade
Other titlesText-image interrelations in adversiting pictorial metaphors
Author(s)Mendes, Pedro Simão
Teixeira, José
KeywordsPublicidade
Necessidade de cognição
Metáfora pictórica
Metonímia
Issue date28-Nov-2018
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
JournalDiacrítica
CitationMendes, Pedro e Teixeira, José (2018). “Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbopictóricas em publicidade”, in Diacrítica, 32(1), 2018, 225-238. ISSN: 0870-8967 (printed version); 2183-9174 (electronic version). DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.145
Abstract(s)A publicidade é um campo privilegiado para comprovar determinadas técnicas multimodais que ligam sobretudo o texto e a imagem. Nessa multimodalidade comunicativa, o funcionamento metafórico e metonímico constitui um subdomínio particularmente interessante, não apenas na sua dimensão linguística, mas igualmente a nível de eficiência comunicativa para com o consumidor, a meta final da publicidade. Neste texto procurar-se-á evidenciar como a dimensão multimodal da metáfora se pode ancorar na explicitação/subentendido quer da componente pictórica quer da textual, como isso se pode transformar em jogo desafiador de interpretações para o consumidor, e como o conceito de Necessidade de Cognição (Need For Cognition, ou NFC, no inglês) assenta bastante nos jogos metafórico-metonímicos que os anúncios publicitários podem conter.
Advertising is a privileged field to study multimodal techniques, mainly through text and image connections. In this communicative multimodality, metaphors and metonymies are specially interesting, not only for their linguistic dimension but also for their efficacy in getting to the consumer, which is the final goal of advertising. The present work aims to show how multimodal metaphors can be anchored on textual and/or pictorial subtleties, how these can become playful challenges for the consumer, and how the concept of Need For Cognition (NFC) rests on metaphoric and metonymic tricks present in different ads.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57164
DOI10.21814/diacritica.145
ISSN0870-8967
e-ISSN2183-9174
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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