Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57124

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVaz, Paula Marisa Fortunatopor
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.date.accessioned2018-12-04T11:19:53Z-
dc.date.issued2018-08-
dc.identifier.citationVaz, A.P.F, Martins, A.P.L. (20178). Caraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal. Meta: Avaliação, 10 (29), 269-298.por
dc.identifier.issn2175-2753por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/57124-
dc.description.abstractEsta pesquisa pretendeu caraterizar alunos em risco na leitura, nomeadamente o seu nível de compreensão e os fatores de risco intrínsecos, parentais e contextuais que lhes estão associados. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano de escolaridade. Coletaram-se dados com uma prova de monitorização com base no currículo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, na fase inicial do ano letivo, os resultados médios do nível de compreensão da leitura dos alunos que nunca mostraram risco é superior ao triplodos resultados médios daqueles que ficaram em risco durante todo o ano letivo, e no final do ano letivo é sensivelmente duas vezes mais elevado; os alunos que nunca evidenciaram risco crescem mais semanalmente do que os alunos que evidenciaram risco em todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausência de experiências de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco.por
dc.description.abstractThis research aimed to characterize students at risk in reading, namely their level of understanding and intrinsic, parental and contextual risk factors associated with them. The research was carried out within a sample of 82 Portuguese students (third year). Data were collected with a curriculum-based measurement probe and a risk factors identification grid. The results allowed us to conclude that at the beginning of the academic year the mean results from students who were never at risk is three times higher than the mean results from those students who have been at risk throughout the year, and by the end of the academic year that difference is twice higher; the weekly growth rate of students who were never at risk is higher than the one from students who were at risk throughout the whole year; articulation problems, delay in language development and absence of reading experience in pairs with their parents stand out as reading risk factors.por
dc.description.abstractEsta investigación tiene por objeto caracterizar a los alumnos que se encuentran en riesgo en la lectura, en particular su nivel de comprensión y los factores de riesgo intrínsecos, parentales y contextuales asociados. Participaron 82 estudiantes portugueses de tercer grado. Los datos se recogieron a través de una prueba de monitoreo basada en el plan de estudios y en la rejilla de identificación de factores de riesgo. Se concluyó que, al comienzo del año escolar, los promedios de los resultados con respecto a la comprensión lectora de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo son superiores al triple de los que estaban en riesgo y al final del año escolar es aproximadamente el doble. La tasa de crecimiento semanal de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo es superior al de los estudiantes en riesgo durante el año escolar. Los factores de riesgo en la lectura más relevantes son los problemas en la articulación, el retraso en el desarrollo del lenguaje y la ausencia de lecturas en conjunto con los padres.por
dc.description.sponsorshipFCT- SFRH/PROTEC/67381/2010por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundacao Cesgranrio ensaio@cesgranrio.org.brpor
dc.rightsembargoedAccess (2 Years)por
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectTriagem universalpor
dc.subjectMonitorização com base no currículopor
dc.subjectFatores de riscopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectCurriculum-based measurementpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectRisk factorspor
dc.subjectUniversal screeningpor
dc.titleCaraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universalpor
dc.title.alternativeCharacterization of students at risk for specific learning disabilities in reading in a universal screening systempor
dc.title.alternativeSistema de selección universal: caracterización de alumnos identificados en riesgo en lecturapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.firstPage269por
degois.publication.lastPage298por
degois.publication.issue29por
degois.publication.volume10por
dc.identifier.doi10.22347/2175-2753v10i29.1618por
rcaap.embargofctrevistapor
dc.date.embargo2020-09-01-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalMeta: Avaliaçãopor
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vaz&Martins2018-1618-4883-1-PB (1).pdf
  Restricted access
651,39 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID