Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57124

TitleCaraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal
Other titlesCharacterization of students at risk for specific learning disabilities in reading in a universal screening system
Sistema de selección universal: caracterización de alumnos identificados en riesgo en lectura
Author(s)Vaz, Paula Marisa Fortunato
Martins, Ana Paula Loução
KeywordsTriagem universal
Monitorização com base no currículo
Fatores de risco
Leitura
Curriculum-based measurement
Reading
Risk factors
Universal screening
Issue dateAug-2018
PublisherFundação CESGRANRIO
JournalMeta: Avaliação
CitationVaz, A.P.F, Martins, A.P.L. (20178). Caraterização de alunos identificados em risco na leitura num sistema de triagem universal. Meta: Avaliação, 10 (29), 269-298.
Abstract(s)Esta pesquisa pretendeu caraterizar alunos em risco na leitura, nomeadamente o seu nível de compreensão e os fatores de risco intrínsecos, parentais e contextuais que lhes estão associados. Participaram 82 alunos portugueses do 3º ano de escolaridade. Coletaram-se dados com uma prova de monitorização com base no currículo e uma grelha de identificação de fatores de risco. Concluiu-se que, na fase inicial do ano letivo, os resultados médios do nível de compreensão da leitura dos alunos que nunca mostraram risco é superior ao triplodos resultados médios daqueles que ficaram em risco durante todo o ano letivo, e no final do ano letivo é sensivelmente duas vezes mais elevado; os alunos que nunca evidenciaram risco crescem mais semanalmente do que os alunos que evidenciaram risco em todo o ano letivo; os problemas na articulação, o atraso no desenvolvimento da linguagem e a ausência de experiências de leitura a pares com os progenitores, destacam-se como fatores de risco.
This research aimed to characterize students at risk in reading, namely their level of understanding and intrinsic, parental and contextual risk factors associated with them. The research was carried out within a sample of 82 Portuguese students (third year). Data were collected with a curriculum-based measurement probe and a risk factors identification grid. The results allowed us to conclude that at the beginning of the academic year the mean results from students who were never at risk is three times higher than the mean results from those students who have been at risk throughout the year, and by the end of the academic year that difference is twice higher; the weekly growth rate of students who were never at risk is higher than the one from students who were at risk throughout the whole year; articulation problems, delay in language development and absence of reading experience in pairs with their parents stand out as reading risk factors.
Esta investigación tiene por objeto caracterizar a los alumnos que se encuentran en riesgo en la lectura, en particular su nivel de comprensión y los factores de riesgo intrínsecos, parentales y contextuales asociados. Participaron 82 estudiantes portugueses de tercer grado. Los datos se recogieron a través de una prueba de monitoreo basada en el plan de estudios y en la rejilla de identificación de factores de riesgo. Se concluyó que, al comienzo del año escolar, los promedios de los resultados con respecto a la comprensión lectora de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo son superiores al triple de los que estaban en riesgo y al final del año escolar es aproximadamente el doble. La tasa de crecimiento semanal de los estudiantes que nunca estuvieron en riesgo es superior al de los estudiantes en riesgo durante el año escolar. Los factores de riesgo en la lectura más relevantes son los problemas en la articulación, el retraso en el desarrollo del lenguaje y la ausencia de lecturas en conjunto con los padres.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57124
DOI10.22347/2175-2753v10i29.1618
ISSN2175-2753
Peer-Reviewedyes
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vaz&Martins2018-1618-4883-1-PB (1).pdf
  Restricted access
651,39 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID