Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57116

TitleOs efeitos da ansiedade na performance dos alunos de fagote
Author(s)Rodrigues, Tiago Manuel da Silva
Advisor(s)Vieira, Maria Helena
KeywordsAnsiedade
Performance
Fagote
Estado de fluxo
Discurso interno
Anxiety
Performance
Bassoon
Flow state
Internal speech
Issue date2017
Abstract(s)Este projeto foi desenvolvido no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Música, variante instrumento, da Universidade do Minho. A temática deste trabalho «Os efeitos da ansiedade na performance dos alunos de fagote» tinha como finalidade investigar quais os efeitos da ansiedade na performance dos alunos e quais as suas origens, de modo a ajudar os alunos a melhorar as suas capacidades performativas tanto a nível artístico como ao nível da gestão emocional. Como estratégia foi implementado um estudo na base de microtarefas, na busca de um estado de fluxo que permitisse maiores níveis de concentração, consolidando esse mesmo estudo, aumentando os níveis de motivação, autoconfiança e autoeficácia. A parte interventiva do projeto foi desenvolvida com alunos de fagote e alunos de música de câmara do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, sendo que a investigação, com base em inquéritos, incidiu nestes mesmos alunos e respetivos encarregados de educação. Como forma de consolidar respostas, foi realizado um estudo empírico procurando saber as causas de ansiedade em alunos de fagote da Zona Norte de Portugal. Esta investigação contou com uma amostra de 100 alunos de fagote de diferentes academias, conservatórios e escolas profissionais de música. O plano de intervenção foi organizado em duas fases sendo que a primeira fase, dividida em duas aulas base, consistia na aquisição dos conceitos de estado de fluxo e diálogo interno, e a segunda fase, dividida também em duas aulas base, consistia no treino do diálogo interno, e na preparação de uma audição no âmbito deste projeto, que acabou por se realizar com sucesso. Com base na recolha de dados foi possível apurar que os alunos de fagote tinham grandes dificuldades de concentração devido à ausência de um estudo otimizado e focado. Os alunos usufruíam pouco do processo de microtarefas o que impossibilitava os mesmos de ultrapassarem as suas dificuldades, pois uma reprodução integral, como base de estudo, apenas reproduz o erro e não o corrige. O medo de errar em frente ao público demonstrou-se a principal origem de ansiedade, sendo que alunos de escolas profissionais de música evidenciaram uma maior incidência neste sentido. Demonstrou-se importante perceber a melhor forma de gerir emocionalmente os alunos ao nível da motivação como principal meio de otimizar o trabalho e atenuar possíveis sintomas de ansiedade.
This project was developed within the scope of the practicum of the Master of Music Education, instrument specialization at the University of Minho. The goal of this project "The Effects of Anxiety on the performance on Bassoon Students" was to research the effects of anxiety on students performance and to discover its causes, in order to help students improve their performance skills, both artistically and emotionally. One of strategies was to implement a microtask-based practice routine, in search of a state of flux that allowed higher levels of concentration for the students, helping them to consolidate their practice habits, and to increase their levels of motivation, self-confidence and self-efficacy. The pedagogical intervention part of the project was developed with bassoon students and chamber music students at Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga, and the research part, based on surveys, focused on these same students and their parents. As a way to verify answers, an empirical study was conducted looking for the causes of anxiety in bassoon students of Northern Portugal. This research project focused on a sample of 100 bassoon students from different music academies, conservatories and professional music schools. The pedagogical intervention plan was organized in two phases, and the first phase, divided into two base classes, consisted of the acquisition of the concepts of state of flux and internal dialogue, and the second phase, also divided into two base classes, consisted in the training of the Internal dialogue, and in the preparation of a school audition hearing under this project, which was successfully organized. Based on the data collection, it was possible to determine that bassoon students had great concentration difficulties due to the absence of an optimized and focused practice routine. Students enjoyed little of the micro-tasking process which made it impossible for them to overcome their difficulties, since an integral reproduction, as a practice strategy, only reproduces the error and does not correct it. The fear of making mistakes in public was the main source of anxiety, and students of professional music schools showed a higher incidence in this problem. The project showed that it is important to understand how best to manage students emotions and motivation as the main means of optimizing work practice and attenuating any anxiety symptoms.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57116
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1 - Relatório de estágio_Os efeitos da ansiedade na performance dos alunos de fagote.pdf
  Restricted access
7,48 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID