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TitleO conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais
Other titlesThe concept of change in History: conceptions of students of the 1st CEB from the use of visual and objective sources
El concepto de cambio en Historia: concepciones de alumnos del 1er CEB desde el uso de fuentes visuales y objetuales
Author(s)Moreira, Flávia
Solé, Maria Glória Parra Santos
KeywordsMudança
Orientação temporal
Compreensão histórica
Fontes visuais e objetuais
Issue date2018
JournalRevista Ibero-Americana de Educação Histórica
CitationMoreira, F., & Solé, G. (2018). O conceito de mudança em História: Conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais. Revista Ibero-Americana de Educação Histórica (RIBEH), 1(1), 126-153.
Abstract(s)O presente estudo é parte de uma investigação desenvolvida no âmbito do Estágio Profissional realizado no 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho (Portugal). O conceito de mudança evidenciado pelos documentos orientadores é um conceito fundamental para a compreensão do passado e da passagem do tempo. A investigação centrou-se na análise das conceções apresentadas por 21 alunos do 1.º ano de escolaridade com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos de idade, de uma escola urbana do Norte de Portugal, acerca do conceito de segunda ordem - mudança histórica – recorrendo às fontes visuais e objetuais como ferramentas didático-pedagógicas. Estas ferramentas foram alicerçadas a práticas de ensino desafiadoras para a estruturação da compreensão/ perceção da mudança ao longo dos tempos, aproximando os alunos do seu passado pessoal e familiar de modo a contribuir para a estruturação da identidade pessoal, do desenvolvimento do pensamento histórico, bem como da orientação temporal destes alunos.
The present study is part of an investigation developed in the scope of the Professional Internship carried out in the 2nd year of the master's degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education of the University of Minho (Portugal). The concept of change evidenced by the guiding documents it is a fundamental concept for the understanding of the past and the time. The research focused on the analysis of the concept of second-order - historical change - using visual and object sources as didactic-pedagogical tools, presented by 21 students of the 1st grade of schooling aged between 6 and 7 years old, from an urban school in the north of Portugal. These tools were based on challenging teaching practices for structuring the understanding/perception of change over time, bringing students closer to their personal and family background in order to contribute to the structuring of personal identity, the development of historical thinking as well as the temporal orientation of these students.
Este estudio forma parte de una investigación llevada a cabo dentro de la Formación Profesional que tuvo lugar en el segundo año de la Maestría en Enseñanza del 1er ciclo de la educación básica y en Geografía e Historia y portugués de Portugal en el segundo ciclo de la educación básica, la Universidad de Minho (Portugal). El concepto de cambio evidenciado por los documentos orientadores es un concepto fundamental para la comprensión del pasado y del paso del tiempo. La investigación se centró en el análisis de los conceptos presentados por 21 alumnos de 1º año de la escuela con edades comprendidas entre los 6 y 7 años de edad, una escuela urbana en el norte de Portugal, sobre el concepto de segundo orden - el cambio histórico - recurriendo a las fuentes visuales y objetales como herramientas didáctico-pedagógicas. Estas herramientas se basó en prácticas de enseñanza desafiantes para la estructuración de la comprensión / percepción del cambio a lo largo de los tiempos, acercando a los alumnos de su pasado personal y familiar para contribuir a la estructuración de la identidad personal, del desarrollo del pensamiento histórico, así como como de la orientación temporal de estos alumnos.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57096
Publisher versionhttps://revistas.unila.edu.br/riaeh/article/view/1276
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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