Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57093

TitleCulturas de escola e excelência académica
Other titlesSchool culture and academic excellence
Author(s)Torres, Leonor Lima
KeywordsCultura de escola
Efeito-escola
Estilos de liderança
Excelência académica
Escola pública
Issue date2018
CitationTorres, Leonor L. (2018). Culturas de escola e excelência académica. In Leopoldo Cabrera (Coord.), Fracturas sociales y educativas: Desafíos para la sociología de la educación. Fraturas sociais e educativas: Desafios para a sociologia da educação (pp. 69-79). Universitat de València: Institut de Creativitat i Innovaciones Educatives de la Universitat de València, Colección Monografies & Aproximacions nº5.
Abstract(s)A presente comunicação visa analisar os efeitos da cultura de escola na construção da excelência académica no contexto da escola pública portuguesa. Do ponto de vista teórico-conceptual, apresenta-se uma proposta analítica sobre as várias faces da cultura de escola e a sua associação a diferentes perfis de liderança. A exploração empírica das relações entre cultura, liderança e excelência é orientada por um estudo multicasos realizado em quatro escolas públicas do ensino secundário localizadas em diferentes regiões de Portugal. Mobilizam-se em particular os dados provenientes da análise documental, dos inquéritos por questionário e das entrevistas individuais e coletivas realizadas a alunos com diferentes níveis de desempenho. Os principais resultados apontam para a relevância do efeito-escola no desenvolvimento de figurinos organizacionais e de determinados estilos e padrões de liderança e, em particular, no condicionamento das representações dos alunos face à organização escolar e à liderança do Diretor.
This communication aims to analyze the effects of school culture on the construction of academic excellence in the context of the Portuguese state school. From a theoretical-conceptual point of view, an analytical proposal is presented on the various faces of the school culture and its association with different leadership profiles. The empirical exploration of the relationships between culture, leadership and excellence is guided by a multi-case study carried out in four state secondary schools located in different regions of Portugal. In particular, data from documentary analysis, questionnaires and individual and collective interviews conducted with students with different levels of performance are mobilized. The main results point to the relevance of the school effect in the development of organizational strategies and certain styles and patterns of leadership and, in particular, in the conditioning of the students’ representations to the school organization and the leadership of the Director.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57093
ISBN978-84-09-06760-2
Publisher versionhttps://www.uv.es/icieweb/Llibres/N5_FracturasSocialesEducativas.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLT e-book N5_FracturasSocialesEducativas_v2.pdf3,14 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID