Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/57000

TitleA ambivalência dos efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas escolares
Other titlesThe ambivalence of the external evaluation of schools effects in the school practices
Author(s)Sousa, Joana Raquel Faria
Pacheco, José Augusto
KeywordsAvaliação externa das escolas
Accountability
Responsabilidade
Efeitos
Issue dateOct-2018
PublisherUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)
JournalRevista Educação Especial
Abstract(s)O presente artigo procura descrever a Avaliação Externa das Escolas em Portugal através de um breve enquadramento nas políticas educativas Europeias, numa lógica de reciprocidade entre os níveis nacional e transnacional, com o objetivo de refletir em torno das seguintes questões: A Avaliação Externa das Escolas promove a qualidade educativa? Que efeitos produz a Avaliação Externa das Escolas nas práticas docentes? Se, por um lado, existem vários estudos que destacam o facto de a Avaliação Externa das Escolas promover uma abordagem transformadora e formativa nas práticas escolares, através de consequências mais ou menos diretas, por outro, há estudos que clarificam que esses efeitos se refletem com pouca profundidade na realidade pedagógica. É neste contexto ambíguo que se pretende aprofundar a reflexão sobre a Avaliação Externa das Escolas e respetivos efeitos nas práticas escolares, nomeadamente, nas dimensões curricular e pedagógica, recorrendo às conclusões de vários estudos nacionais e internacionais para aprofundar a discussão.
This article aims to describe the External Evaluation of Schools in Portugal through a brief framework of this system based on the guidelines of the European educational policies, in a logic of reciprocity between the national and transnational level, with the purpose of reflecting around the questions: Does the External Evaluation of Schools promote educational quality? What effects does the External Evaluation of Schools have on teaching practices? If, on the one hand, there are some studies that highlight the fact that the External Evaluation of Schools promotes a transformative and formative approach to the school practices through more or less direct consequences, on the other, there are studies that clarify that these effects reflected with shallow depth in the pedagogical reality. It is in this ambiguous context that is intended to deepen the reflection around the External Evaluation of Schools and their effects on school practices, namely, in the curricular and pedagogical dimensions, drawing on the conclusions of several national and international studies to increase the discussion.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/57000
DOI10.5902/1984686X33039
e-ISSN1984-686X
Publisher versionhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X33039
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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