Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56981

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Dianapor
dc.contributor.authorSoares, Dianapor
dc.contributor.authorMarinho-Araújo, Claisypor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.date.accessioned2018-11-19T08:32:12Z-
dc.date.available2018-11-19T08:32:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-02-21-
dc.identifier.citationDias, D., Soares, D., Marinho-Araújo, C., & Almeida, L. S. (2018). O que se “ensina” no Ensino Superior: Avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudes. Meta: Avaliação, 10(29), 318-337. doi:10.22347/2175-2753v10i29.1592por
dc.identifier.issn2175-2753por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56981-
dc.description.abstractA educação superior contemporânea contempla a promoção de valores cívicos e éticos que visam à transformação da sociedade. Esta missão implica não só veicular competências técnico-científicas, como promover competências transversais, fundamentais nos vários domínios de atuação profissional. Cada vez mais, a tendência para a conjugação de conhecimentos e competências, a par de valores e atitudes sociais, cívicas e éticas se concretiza nos currículos e nas práticas pedagógicas. Dentro de uma metodologia qualitativa, com recurso a análise de conteúdo, este estudo explora os perfis de competências apresentados pelas Instituições de Educação Superior em Portugal, considerando um conjunto de cursos clássicos na área da engenharia, mais concretamente Engenharia Civil, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Mecânica de todo o país. Os resultados destacam a primazia dos conhecimentos e competências técnico-científicas. O desenvolvimento cognitivo do estudante continua a ser mais valorizado, pese embora a tendência, ainda que tênue, de uma crescente valorização das atitudes e dos valores cívicos enquanto produto de um Ensino Superior de qualidade.por
dc.description.abstractIn current times, higher education contemplates the promotion of civic and ethical values, aiming the transformation of society. This mission involves not only technical and scientific competences but also transversal competences, fundamental in all professional activity fields. Increasingly, the tendency to combine knowledge and skills, along with social, civic, and ethical values and attitudes, is embodied in curricula and pedagogical practices. In a qualitative methodology using content analysis, this study explores the competency profiles presented by Higher Education Institutions in Portugal. The results highlight the primacy of technical-scientific knowledge and specific skills. The student's cognitive development is still more valued, despite the tendency, albeit tenuous, for a growing appreciation of civic attitudes and values as a product of a quality higher education.por
dc.description.abstractLa Educación Superior contemporánea abarca la promoción de valores cívicos y éticos que conducen a transformar la sociedad. Esta misión conlleva no sólo divulgar competencias técnico-científicas sino también promover competencias transversales, fundamentales en los diversos dominios de actuación profesional. Cada vez más la tendencia hacia la conjugación de conocimientos y competencias, junto a valores y actitudes sociales, cívicas y éticas se concreta en los planes de estudios y en las prácticas pedagógicas. Bajo un análisis cualitativo, este estudio explora los perfiles de competencias presentados por las Instituciones de Educación Superior de Portugal, específicamente en el área de Ingeniería Civil, Ingeniería Electrónica e Ingeniería Mecánica. Los resultados destacan la primacía de los conocimientos y competencias técnico-científicas. El desarrollo cognitivo del estudiante sigue siendo más valorado, pese a la tendencia, aunque tenue, de una creciente valoración de las actitudes y de los valores cívicos como producto de una Enseñanza Superior de calidad.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação CESGRANRIOpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectAtitudes e valorespor
dc.subjectAptitudes and valuespor
dc.subjectCompetencespor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectKnowledgepor
dc.titleO que se “ensina” no ensino superior: avaliando conhecimentos, competências, valores e atitudespor
dc.title.alternativeWhat is "taught" in higher education: assessing knowledge, skills, values and attitudespor
dc.title.alternative¿Qué se "enseña" en la enseñanza superior? Evaluando conocimientos, competencias, valores y actitudespor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1592por
oaire.citationStartPage318por
oaire.citationEndPage337por
oaire.citationIssue29por
oaire.citationVolume10por
dc.identifier.doi10.22347/2175-2753v10i29.1592por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalMeta: Avaliaçãopor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O que se 'ensina' no Ensino Superior.pdf592,67 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID