Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56955

TitleO papel das ações de comunicação nas organizações sem fins lucrativos: a perceção das vítimas de violência doméstica
Other titlesThe importance of communication actions in non-profit organizations: the perceptions from victims of domestic violence
Author(s)Figueiredo, Raquel Sofia Gouveia
Advisor(s)Simões, Cláudia
KeywordsOrganizações sem fins lucrativos
Comunicação
Violência doméstica
APAV
Non-profit organizations
Communication
Domestic violence
Issue date2018
Abstract(s)Os problemas sociais estão em constante desenvolvimento e a violência doméstica ainda está muito presente na sociedade. Para combater esta problemática surgem as organizações sem fins lucrativos que desenvolvem ações de comunicação para alterar comportamentos e sensibilizar a sociedade. Este trabalho tem como objetivo principal compreender qual a perceção das vítimas de violência doméstica relativamente à comunicação da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. No presente estudo, participaram oito vítimas de violência doméstica e a equipa de comunicação e marketing da APAV. Os resultados mostram que o discurso da amostra e da associação estão em concordância relativamente à comunicação utilizada. A demonstração da realidade foi defendida pelas vítimas, que revelam que expor a vida privada é um dos maiores receios. Ainda assim já existe mais comunicação sobre este tema mas é necessário sensibilizar e educar para alcançar efeitos mais positivos. Por último, os objetivos foram respondidos, as limitações e as recomendações de pesquisa futura foram identificadas.
Social problems are constantly evolving and domestic violence is still present in our society. In order to fight this problem, non-profit organizations started to develop strategies and communication actions to change behaviors and raise awareness of society. The main objective of this study is to understand the victims perception of domestic violence in relation to the communication of the Portuguese Association for Victim Support. To make this study possible, eight victims of domestic violence and the APAV communication and marketing team participated. The results show that the speech of the sample and the association actions are in agreement with the communication used. The demonstration of reality was defended by the victims, who reveal that exposing privacy is one of their biggest fears. Nevertheless, today there is more awareness and communication on this topic, but it is necessary to keep sensitize and educate to achieve more positive effects. Finally, the objectives were answered, the limitations and recommendations of future research were identified.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56955
AccessembargoedAccess (1 Year)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel+Sofia+Gouveia+Figueiredo.pdf2,33 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis