Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56954

TitleCaracterização dos sistemas de contabilidade de gestão das empresas brasileiras: o caso do Estado do Amazonas
Other titlesCharacterization of management accounting in Brazilian companies: the case of Amazonas State
Author(s)Barreto, Cíntia Záu
Advisor(s)Brás, Maria Filomena Pregueiro Antunes
KeywordsTeoria da contingência
Fatores contingenciais
Contabilidade de gestão
PMEs
Práticas de contabilidade de gestão
Brasil
Contingency theory
Contingency factors
Management accounting
SMEs
Management accounting practices
Brazil
Issue date2018
Abstract(s)O presente trabalho de investigação tem como objetivo geral caracterizar os sistemas de contabilidade de gestão adotados pelas empresas brasileiras, em especial as empresas do Estado do Amazonas, a partir de um inquérito por questionário enviado por meio eletrônico à empresas cadastradas no SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A investigação é quantitativa, com análise exploratória de dados, cujo alicerce teórico está fundamentado na Teoria da Contingência. É investigada, também, a influência de fatores contingenciais, tais como, o ambiente organizacional, a estratégia competitiva, a dimensão, a faixa etária e a atividade económica das empresas na adoção de práticas de contabilidade de gestão. Os resultados obtidos indicam que as informações contabilísticas são eventualmente utilizadas na gestão da empresa e há uma moderada formalização da contabilidade de gestão. O empresário, na maioria dos casos relatados, não utiliza sistemas computacionais sofisticados, não possui manual de funções e nem funcionário específico para área de contabilidade de gestão, mas conhece seu desempenho económico-financeiro e acompanha de perto o seu negócio. Nas empresas que utilizam a contabilidade de gestão fazem-no principalmente para apurar e controlar os custos dos produtos/serviços e para tomada de decisão. Também foi investigada a adoção de 24 práticas de contabilidade de gestão específicas e como resultado observou-se que as práticas tradicionais são as mais utilizadas pelas empresas.
The main objective of this research is to characterize the management accounting systems adopted by Brazilian companies, specifically from Amazonas State. The research is based on a questionnaire survey sent electronically to the companies registered with SEBRAE (Brazilian Support to Micro and Small Enterprises). The research is quantitative with an exploratory data analysis whose theoretical foundation is based on the Contingency Theory. It is also investigated the influence of contingent factors such as the organizational environment, competitive strategy, size, age and economic activity of companies in adopting management accounting practices. The results indicate that the management of the company eventually uses accounting information and there is a moderate formalization of the management accounting system. The entrepreneur, in most of the cases reported, does not use sophisticated computer systems, neither has a functioning manual or specific employees for management accounting area, but knows the company’s economic-financial performance and closely follows the business. Companies that are using management accounting, they do so mainly to determine and control the costs of products/services provided by the company and to support the decision-making. We also investigated the adoption of 24 specific management accounting practices and we got evidence that traditional practices are the most management accounting practices commonly used by companies.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Contabilidade
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56954
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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