Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56774

TitleDegradação da Ocratoxina A por um extracto enzimático isolado a partir de Aspergillus niger
Author(s)Venâncio, Armando
Abrunhosa, Luís
Issue date18-Jun-2006
CitationVenâncio, Armando; Abrunhosa, Luís, Degradação da Ocratoxina A por um extracto enzimático isolado a partir de Aspergillus niger. V Congresso Latino-Americano de Micotoxicologia. Florianópolis, Brazil, June 18-21, 1-5, 2006.
Abstract(s)A ocratoxina A (OTA) é uma micotoxina produzida por diversas espécies dos géneros Aspergillus e Penicillium encontrada com frequência em rações animais e em certos produtos alimentares para consumo humano. Quimicamente, esta micotoxina é constituída por uma molécula de ocratoxina α (OTα) que se encontra unida por uma ligação peptídica a uma molécula de fenilalanina. A OTA possui diversas propriedades tóxicas, sendo a sua nefrotoxicidade a mais citada, ao contrário da OTα que não possui efeitos tóxicos relevantes e conhecidos. A OTA pode ser hidrolisada enzimaticamente por forma a clivar esta ligação peptídica e, assim, reduzir a sua toxicidade. Este trabalho descreve a produção, a partir de uma estirpe de Aspergillus niger, de um extracto enzimático capaz de hidrolisar o ocratoxina A, assim como a sua purificação parcial. A actividade enzimática deste extracto foi comparada com a actividade da carboxipeptidase A (CPA), cuja acção hidrolítica sobre a OTA está bem documentada. Verificou-se que o extracto de A. niger possui uma actividade específica de 32,5 U/mg e que a CPA possui uma actividade específica de 2,7 U/mg. Além do mais, verificou-se que o extracto de A. niger actua a um pH óptimo de 7,5, enquanto que a CPA actua a um pH óptimo de 8,5. Testou-se também a actividade destas duas enzimas na presença de dois inibidores específicos de proteases (EDTA e PMSF). Verificou-se que ambas foram fortemente inibidas pelo EDTA, mas não pelo PMSF.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56774
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEB - Artigos em Livros de Atas / Papers in Proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document_37897_1.pdf155,77 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID