Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56722

TítuloImpacto de um programa de atividade física na saúde da grávida e do recém-nascido: projeto de investigação
Autor(es)Silva, Ana
Pereira, Beatriz
Souza, Sérgio
Rosário, Rafaela
Palavras-chaveAtividade física
Programa de intervenção
Gravidez
Data2018
EditoraNovas Edições Acadêmicas
CitaçãoSilva, a., Pereira, B., Souza, S., Rosário, R. (2018). Impacto de um programa de atividade física na saúde da grávida e do recém-nascido: projeto de investigação. In Z. Anastácio., G. S. Carvalho., B. Pereira (Eds.), Atividade física, saúde e lazer: Desenvolvimento infantil e comportamentos alimentares (5-21), Beau Bassin, Mauritius.
Resumo(s)A importância da criação de hábitos de vida saudáveis durante a gravidez é atualmente um fator indiscutível na melhoria da saúde quer da grávida quer do recém-nascido. Tendo em atenção que a prática da atividade física tende a diminuir durante a gravidez. toma-se informar e incentivar as grávidas a adquirirem estilos de vida saudáveis, que lhes permitam melhorar o seu bem-estar físico e psicológico. Nesse contexto, o principal objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa de atividade física dirigido a grávidas no ganho de ´peso gestacional, sintomatologia depressiva e na composição corporal do recém-nascido. O estudo será realizado com cerca 400 grávidas dos concelhos de Guimarães e Vizela que, através do hospital ou centros de saúde serão informadas e convidadas a participar no projeto. As grávidas que não possuam qualquer contraindicação médica ou obstétrica para a prática de exercício físico e que consintam a sua participação serão divididas pelos grupos de controlo e intervenção. Ao grupo de intervenção será aplicado um programa específico de atividade física e ao grupo de controlo serão dadas as informações básicas que normalmente são disponibilizadas pelos profissionais de saúde. a recolha de dados será realizada em 2 momentos: Etapa 1 (3 meses de gestação) e Etapa 2 (final de gestação/pós parto). Será avaliado o perfil sociodemográfico através de questionário, a anamnese por análise de informação clínica, a antropometria da grávida e do recém-nascido pelos investigadores através de procedimentos internacionalmente aceites, o nível de atividade física pelo "Pregnancy Physival Activity Questionnaire" e acelerometria e a sintomatologia depressiva através do "Edinburgh Postnatal Depression Scale". Com esse programa, espera-se contribuir com evidência para a melhor prática no âmbito de intervenções dirigidas a grávidas e com impacto na saúde da díade mãe e recém-nascido.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56722
ISBN978-620-2-03648-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
impacto de um programa de atividade física na saúde da grávida.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID