Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1822/56718
Title: | As questões de género no manual escolar: uma abordagem linguística |
Author(s): | Castro, Teresa Ramos, Rui Lima |
Keywords: | Criança Manual escolar Género Child School textbook Gender |
Issue date: | 2018 |
Publisher: | Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
Journal: | Calidoscópio |
Citation: | CASTRO, T.; RAMOS, R. (2018). As questões de género no manual escolar: uma abordagem linguística. Calidoscópio, 16:2, pp. 328-339 |
Abstract(s): | No presente estudo analisam-se textos de manuais/livros escolares utilizados no Ensino Básico de Portugal, pretendendo-se revelar as representações que estes constroem das crianças e da infância, por
meio dos mecanismos linguísticos de atribuição de papéis estereotipados às crianças, consoante o género a que pertencem. A investigação inscreve-se no domínio abrangente dos Estudos da Criança, mas dá especial importância à materialidade linguística dos textos, tendo por base os pressupostos da Análise do Discurso. Conclui que as crianças representadas nos textos são retratadas de forma diferente, consoante o sexo a que pertencem: enquanto as crianças do sexo masculino são caracterizadas como dominadoras, corajosas e audazes, as do sexo feminino apresentam traços de fragilidade e submissão. Esses estereótipos funcionam como “naturalizadores” dos papéis sociais dos leitores e configuram, assim, importantes aspetos da sociedade em construção. This study presents an analysis of school textbooks used in the Basic Education in Portugal and aims at revealing the representations they construct from children and childhood, through the linguistic means that allocate stereotyped roles to children, based on the gender to which they belong. This research is framed within the comprehensive field of Child Studies, however, it attaches specialemphasis to the linguistic materiality of texts, based on the assumptions of Discourse Analysis. It concludes that the children represented in the texts are portrayed differently, according to the sex to which they belong: while male children are characterized as commanding, brave,and audacious, while female children show traces of fragility and submissiveness. These stereotypes work as “naturalizers” of the social role models among readers and, therefore, shape important aspects of the society under construction. |
Type: | Article |
URI: | http://hdl.handle.net/1822/56718 |
DOI: | 10.4013/cld.2018.162.14 |
ISSN: | 2177-6202 |
Publisher version: | http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.14/60746459 |
Peer-Reviewed: | yes |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | CIEC - Artigos (Papers) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Castro e Ramos, 2018.pdf | 837,08 kB | Adobe PDF | View/Open |