Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56691

TítuloEducação, vida precária e capacitação
Outro(s) título(s)Education, precarious life and qualification
Éducation, vie précaire et qualification
Autor(es)Barbosa, Manuel Gonçalves
Palavras-chaveEducação
Vida precária
Precarização
Capacitação
Education
Precarious life
Precarization
Qualification
DataJul-2018
EditoraCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
RevistaEducação & Sociedade
CitaçãoBarbosa, M. G. (2018). Educação, vida precária e capacitação. Educação & Sociedade, 39(144), 584-599. doi:10.1590/ES0101-73302018181445
Resumo(s)O presente artigo, fundamentado em análises que escrutinam o preocupante fenômeno da precariedade no contexto atual, tem como objetivo discutir a precarização de amplas camadas da população em diferentes contextos, delimitando, para fins práticos, as áreas de capacitação que a educação pode acolher em suas ações junto de jovens e adultos. Objetiva-se ajudar essas pessoas a reagir contra medos, inseguranças e incertezas que essa precarização provoca nas suas vidas, equacionando a articulação entre precariedade e educação. Ainda, busca-se compreender as perspetivas que hoje se colocam à capacitação, entendendo suas facetas cognitivas, psicológicas e políticas, para torná-la relevante, em termos pedagógicos, para a população dos precários.
This article, based on analyses that examine the worrisome phenomenon of extreme poverty in the current context, aims to discuss the precariousness of broad strata of the population in different contexts and to delimit, for practical purposes, the areas of qualification that education can encompass in actions aimed at the youth and adults. The objective is to help these groups of people to react against fears, insecurities, and uncertainties brought to their lives by such extreme conditions, pondering the articulation between precariousness and education. We also seek to understand the current perspectives of qualification, as well as the cognitive, psychological, and political aspects involved in order to make it pedagogically relevant to the poor population
Cet article, basé sur des analyses qui examinent le phénomène inquiétant de la précarité dans l’actualité, vise à discuter la précarité de larges couches de la population à différents cadres et à délimiter, à des fins pratiques, les domaines de formation que l’éducation peut accueillir dans ses actions auprès des jeunes et des adultes pour les aider à répondre aux craintes, insécurités et incertitudes que la dite précarité provoque dans leurs vies, en approchant, dans sa structure, l’articulation de la précarité et l’éducation. Cependant, on cherche à comprender les perspectives du sujet de la formation, ainsi que ses facettes cognitives, psychologiques et politiques pour la rendre pédagogiquement pertinente pour la population en situation la plus précaire.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56691
DOI10.1590/ES0101-73302018181445
ISSN0101-7330
e-ISSN1678-4626
Versão da editorahttp://submission.scielo.br/index.php/es/article/view/181445
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação, vida precária e capacitação.pdf202,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID