Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56661
Título: | Quadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência |
Outro(s) título(s): | Visual representations of pre-teens who performed a visual creation of the Poem of Violence |
Autor(es): | Zamith-Cruz, Judite Lopes, Alice |
Palavras-chave: | Recreio Pré-adolescentes Bullying Representações visuais |
Data: | 2017 |
Citação: | Zamith-Cruz, J., & Lopes, A. (2017). Quadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência. In A. P. Costa, P. A. Castro, S. O. Sá, & R. A. Saavedra (Eds.), Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – Investigação Qualitativa em Educação/Vol. 1 (pp. 1866-1875). Oliveira de Azeméis: Ludomedia. |
Resumo(s): | O recreio favorece a elaboração de significados sobre experiências de violência e bullying).
Debateram-se representações simbólicas e visuais de pré-adolescentes, que recriaram O Poema da
Violência de Bertolt Brecht. O objetivo geral foi fomentar um saber crítico sobre o que afete jovens, sendo
discutida a comunicação oral e visual. Tiveram-se dois objetivos específicos: (1) captar o contexto escolar de
pré-adolescência; (2) analisar o discurso com textos mistos (desenho e escrita) de jovens, mediante um
guião, que separou desenhos visuais (de espectadores) e não visuais (de intervenientes), contextos e figuras
humanas caracterizadas. O estudo realizou-se numa turma de Ensino Básico (Território de Intervenção
Prioritário). Os desenhos com balões de fala manifestam queixas mútuas, na perspetiva de género.
Registaram-se as sequências de imagens, com/sem finalização dos enredos de bullying, em que pares se
agridem, evidenciada coação, protesto, ameaça, revolta e vingança. The playground favors the development of meanings about experiences of violence and bullying. We discussed symbolic and visual representations of pre-teens who performed a visual creation of the Poem of Violence by Bertolt Brecht. The main objective was to foster a critical knowledge about what affects young people, being discussed oral and visual communication. The specific objectives were two: (1) to capture the school context for pre-adolescence; (2) to analyze the speech with mixed texts (drawing and writing) of young people, with a script, which separated visual drawings (observer) and non-visual drawings (of actors), contexts and characterized human figures. The study was conducted in a class of Basic Education (Territory of Priority Intervention). The drawings with speech bubbles manifest multiple complaints, the gender perspective. The sequences of images were collected, with/without finalizing the plots of bullying. Classmates attack each other, with an expression of duress, protest, threat, anger and revenge. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56661 |
ISBN: | 978-972-8914-75-2 |
Versão da editora: | https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1542 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência.pdf | 770,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |