Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56661

TitleQuadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência
Other titlesVisual representations of pre-teens who performed a visual creation of the Poem of Violence
Author(s)Zamith-Cruz, Judite
Lopes, Alice
KeywordsRecreio
Pré-adolescentes
Bullying
Representações visuais
Issue date2017
CitationZamith-Cruz, J., & Lopes, A. (2017). Quadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência. In A. P. Costa, P. A. Castro, S. O. Sá, & R. A. Saavedra (Eds.), Atas do 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa – Investigação Qualitativa em Educação/Vol. 1 (pp. 1866-1875). Oliveira de Azeméis: Ludomedia.
Abstract(s)O recreio favorece a elaboração de significados sobre experiências de violência e bullying). Debateram-se representações simbólicas e visuais de pré-adolescentes, que recriaram O Poema da Violência de Bertolt Brecht. O objetivo geral foi fomentar um saber crítico sobre o que afete jovens, sendo discutida a comunicação oral e visual. Tiveram-se dois objetivos específicos: (1) captar o contexto escolar de pré-adolescência; (2) analisar o discurso com textos mistos (desenho e escrita) de jovens, mediante um guião, que separou desenhos visuais (de espectadores) e não visuais (de intervenientes), contextos e figuras humanas caracterizadas. O estudo realizou-se numa turma de Ensino Básico (Território de Intervenção Prioritário). Os desenhos com balões de fala manifestam queixas mútuas, na perspetiva de género. Registaram-se as sequências de imagens, com/sem finalização dos enredos de bullying, em que pares se agridem, evidenciada coação, protesto, ameaça, revolta e vingança.
The playground favors the development of meanings about experiences of violence and bullying. We discussed symbolic and visual representations of pre-teens who performed a visual creation of the Poem of Violence by Bertolt Brecht. The main objective was to foster a critical knowledge about what affects young people, being discussed oral and visual communication. The specific objectives were two: (1) to capture the school context for pre-adolescence; (2) to analyze the speech with mixed texts (drawing and writing) of young people, with a script, which separated visual drawings (observer) and non-visual drawings (of actors), contexts and characterized human figures. The study was conducted in a class of Basic Education (Territory of Priority Intervention). The drawings with speech bubbles manifest multiple complaints, the gender perspective. The sequences of images were collected, with/without finalizing the plots of bullying. Classmates attack each other, with an expression of duress, protest, threat, anger and revenge.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56661
ISBN978-972-8914-75-2
Publisher versionhttps://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2017/article/view/1542
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quadros de experiência pré-adolescente convocados por Poema da Violência.pdf770,66 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID