Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56654

TitleSobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar
Author(s)Zamith-Cruz, Judite
Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
KeywordsSobredotação
Bullying
Método Biográfico
Insucesso escolar
giftedness
bullying
Biographical Method
school failure
Issue dateJan-2017
PublisherAssociação Nacional para o Estudo e a Intervenção na Sobredotação (ANEIS)
JournalSobredotação
CitationZamith-Cruz, J., & Carvalho, M. L. (2017). Sobredotação e bullying: análise textual do e no tempo de escolar. Sobredotação, 15(1), 269-284.
Abstract(s)Junto de sete estudantes universitários, referenciados nas escolas como “sobredotados”, teve-se o objetivo de auscultar histórias familiares e escolares. No presente estudo, realizado em Braga, Portugal, utilizou-se o método biográfico e, mediante entrevistas semiestruturadas, os estudantes narraram trajetórias e episódios de pressão de êxito. Não tendo sido antecipado o relevo de práticas de bullying, foram explicitadas em dois dos sete relatos, situações de jovens intimidados de forma física, verbal e/ou psicológica. Destas entrevistas, com cariz de narrativas autobiográficas, apresentar-se-ão as análises, em que sobressaem Ricardo e Mário, que se “importam” com os maus relacionamentos com pares. São debatidas formas de agressão, que partem de um inicial desequilíbrio de poder, incitando o agressor a abusar do colega de forma discricionária e sistemática.
We had intended to listen seven college students, referenced in schools as “gifted”, about their family and school stories. In this study, held in Braga, Portugal, we used the biographical method and through semi-structured interviews, the students narrated trajectories and episodes of pressure to success. Having not been anticipated relief of bullying practices, in youth, two of the seven reports explain intimidated situations of physical, verbal and/or psychological form. These interviews with nature of autobiographical narratives, will present the analysis of Ricardo and Mario texts. They “are worried” about bad relationships with peers. We discuss forms of aggression, starting from an initial imbalance of power, prompting the attacker to abuse colleague with systematic manners and discretionary acts that cause injury.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56654
ISSN0875-0106
Publisher versionhttps://www.aneis.org/wp-content/uploads/2017/02/sobredotacao2016.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sobredotação e bullying_análise textual do e no tempo de escolar.pdf198,24 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID