Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56228

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAraújo, Joaquim Machado depor
dc.contributor.authorAraújo, Alberto Filipepor
dc.date.accessioned2018-10-11T21:02:16Z-
dc.date.available2018-10-11T21:02:16Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAraújo, J. M. & Araújo, A. F. (2018). Continuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógica. EDUCA - International Catholic Journal of Education, 4, 7-22.por
dc.identifier.issn2183-5136por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/56228-
dc.description.abstractEste artigo problematiza a relação entre utopia e educação na dimensão de possibilidade desejável e afirma a necessidade de limites éticos a uma perspectiva perfeccionista, identifica a complementaridade da utopia e da ideologia e realça a importância do “novo” na afirmação de uma proposta alternativa à pedagogia vigente. Depois, enquadra a novidade da “escola por medida” no âmbito da visão educativa da Educação Nova, distinguindo o modelo e as suas concretizações. Por fim, afirma a necessidade de atualização desta ideia de justiça educativa de acordo com a época que vivemos e a identidade narrativa da comunidade em que a escola se insere.por
dc.description.abstractThis article discusses the relation between utopia and education in the dimension of desirable possibility, affirms the necessity of ethical limits to a perfectionist perspective, identifies the complementarity of utopia and ideology, and highlights the importance of the "new" for establishing an alternative proposal to the current pedagogy. Then, it analyse the novelty of the "tailored learning" within the scope of the educational vision of the New Education, distinguishing the model and its concretizations. Finally, it affirms the need to update this idea of educational justice adjusting it to the current time and the narrative identity of the community in which the school is insertedpor
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES - PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFundação Manuel Leãopor
dc.relationUID/CED/1661/2013por
dc.relationUID/CED/1661/2016por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectutopiapor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectescola por medidapor
dc.subjectjustiça educativapor
dc.subjectideologypor
dc.subjecttailored learningpor
dc.subjecteducational justicepor
dc.titleContinuidade e renovação: ideologia e utopia de uma novidade pedagógicapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://educa.fmleao.pt/no4-2018-reinventing-the-school-expectations-and-experiences/continuidade-e-renovacao/por
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage22por
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalEDUCA – International Catholic Journal of Educationpor
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMA&AFA -Educa_4_FINAL_7-22.pdf185,73 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID