Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/56223

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPatrício, Ritapor
dc.contributor.authorSegura, Joaquim Jorge Dominguespor
dc.date.accessioned2018-10-11T13:29:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/56223-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonaspor
dc.description.abstractNo presente trabalho, associa-se a descrição das atividades mais relevantes de um percurso profissional a uma reflexão sobre o desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico. Analisam-se as razões que podem justificar a resistência dos alunos face à leitura literária e reflete-se sobre o papel que cabe ao professor no sentido de encontrar respostas alternativas às práticas vigentes. Neste sentido, propõe-se uma reflexão sobre as finalidades do ensino e da aprendizagem da literatura na escola, bem como sobre aquilo que se lê e sobre os modos utilizados para promover a educação literária. Ao longo do relatório, privilegia-se a reflexão sobre práticas que permitem implicar os alunos nos processos de reconstrução de significados, no quadro de uma orientação dialógica e do entendimento da fala e da escrita enquanto motores de mais e de melhor leitura.por
dc.description.abstractThe present work provides an insight on the most relevant activities of a professional career along with a reflection on the development of literary education with students of the third cycle of Basic Education. The reasons that may justify the students' resistance to literary reading are analysed and the teacher’s role in finding alternative answers to current practices is thought upon. Therefore, an overview of the purposes of literature teaching and learning in school is provided, and a reflection about what is read and about the approaches used to promote literary education is also presented. In the course of this report, the main focus is on reading practices that allow students to be engaged in the meaning making processes, within the framework of a dialogical assumption and the perception of speaking and writing as fundamental features for more and better reading.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCânonepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectPráticas de leiturapor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectCanonpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectReading practicespor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.titleO desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico: relatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201976455por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade20 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joaquim Jorge Domingues Segura.pdf6,12 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis