Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/56221

TítuloA importância da leitura e da escrita na educação e formação de adultos: da teoria à prática: relatório de atividade profissional
Autor(es)Peixoto, Helena Isabel Gonçalves
Orientador(es)Sousa, Carlos Mendes de
Data2017
Resumo(s)O presente trabalho consiste no relato da minha experiência profissional na área da educação e formação de adultos, cumprindo com os requisitos estabelecidos para a obtenção do grau de mestre em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas, ao abrigo do despacho RT-38/2011. Partindo da experiência profissional referida, o relatório tem incidência nos domínios da leitura e da escrita pretendendo, através das metodologias utilizadas, refletir sobre a sua importância na educação e formação de adultos, quer na realização pessoal, quer no ingresso no mercado de trabalho. Na primeira parte do relatório traço o meu percurso como formadora nas áreas de Linguagem e Comunicação nos cursos EFA de nível B3 e Cultura, Língua e Comunicação nos cursos EFA de nível secundário, apresentando a instituição onde o mesmo decorreu, o referencial de aprendizagem dos diferentes níveis de ensino e fazendo ainda uma breve descrição do público-alvo com o qual trabalhei. A segunda parte do trabalho destina-se à apresentação teórica dos processos de aprendizagem da leitura e da escrita e das metodologias utilizadas em contexto de formação, com foco na aquisição de competências pelos adultos, quer a nível literário, quer a nível da escrita. A terceira parte consiste numa reflexão crítica sobre os principais desafios e dificuldades encontrados em contexto de formação.
Le présent travail consiste en le récit de mon expérience professionnelle dans le domaine de l'éducation et formation d'adultes, d'accord avec les exigences établies pour l'obtention du degré en Master en Théorie de la Littérature et Littératures Lusophones, à l'abri de l'arrêt RT-38/2011. Ayant comme point de départ l'expérience professionnelle susmentionnée, le rapport a comme incidence les domaines de la lecture et de l'écrit cherchant, à l'aide de méthodologie utilisée, réfléchir à propos de l'importance de l'éducation et formation d'adultes, soit pour des questions de réalisation personnelle, soit dans l'intérêt de l'entrée sur le marché du travail. À la première partie du rapport, je trace mon parcours comme formatrice dans les domaines de Langage et Communication aux cursus EFA (éducation et Formation d'Adultes) de niveau B3 et Culture, Langue et Communication aux cursus EFA de niveau Lycée, présentant l'institution où il a eu lieu, le référentiel d'apprentissage des différents niveaux d'enseignement et en réalisant une brève description du public cible avec qui j'ai travaillé. La deuxième partie du travail se destine à la présentation théorique des processus d'apprentissage de la lecture et de l'écrit et des méthodologies utilisées en contexte de formation, portant sur l'acquisition de compétences par les adultes, soit au niveau littéraire, soit au niveau de l'écrit. La troisième partie est une réflexion critique sur les principaux défis et difficultés rencontrées en contexte de formation.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56221
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Helena Isabel Gonçalves Peixoto.pdf4,64 MBAdobe PDFVer/Abrir  Solicitar cópia ao autor!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis