Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56190

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dc.contributor.advisorVieira, Pedro A.por
dc.contributor.advisorLam, Sunpor
dc.contributor.authorMarques Maradey, Paola Belenpor
dc.date.accessioned2018-10-09T14:12:08Z-
dc.date.available2018-10-09T14:12:08Z-
dc.date.issued2018-
dc.date.submitted2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/56190-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês (área de especialização em Tradução, Formação e Comunicação Empresarial)por
dc.description.abstractO presente estudo procura compreender de que forma os alunos chineses e os alunos portugueses diferem na sua perceção sobre a cultura organizacional do Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), da Universidade do Minho. O trabalho encontra-se subdividido em cinco capítulos. O primeiro irá abordar o conceito de Cultura e as suas componentes, tomando, essencialmente, como modelo as definições referidas por Geert Hofstede os Níveis de Cultura e as Dimensões de Cultura. Posteriormente, apresentar-se-á uma definição de Cultura no contexto organizacional, abordando alguns aspetos da cultura organizacional, e, assim, aplicando-os com maior detalhe no âmbito das organizações de ensino superior. No segundo capítulo, prosseguir-se-á com a caraterização das Dimensões de Cultura na sociedade chinesa e portuguesa, tomando novamente como modelo os contributos de Hofstede et al. (2017), com intuito de compreender as ideossincrasias culturais destas duas sociedades. Seguidamente, proceder-se-á à caraterização de Cultura nas organizações de ensino da China e de Portugal. No terceiro e último capítulo do enquadramento teórico será apresentada uma breve caraterização da Universidade do Minho e, em específico, do ILCH. Ainda a este respeito, serão fornecidos alguns dados acerca da presença de estudantes chineses no ensino superior português, especificamente na instuição acima referida. A metodologia adotada na elaboração deste estudo será exposta no quarto capítulo. No capítulo seguinte serão apresentados e discutidos os resultados alcançados e, por fim, serão referidas as conclusões obtidas. Estas sustêm que existe uma tendência para os estudantes chineses e portugueses serem influenciados pela sua Cultura e pelo próprio conceito de Cultura que possuem, o que, consequentemente, promoveu uma diferenciação na sua perceção sobre a cultura organizacional do ILCH.por
dc.description.abstractThe present study aims to understand how Chinese and Portuguese students differ in their perception of the organizational culture of the University of Minho’s Institute of Letters and Human Sciences (ILCH). The work is subdivided into five chapters. The first will address the concept of Culture and its components, essentially taking as a model the definitions stated by Geert Hofstede - the Levels of Culture and the Dimensions of Culture. Subsequently, it will be presented a definition of Culture in the organizational context, approaching some aspects of the organizational culture, and, thus, applying them with greater detail in the scope of higher education organizations. In the second chapter, we will continue with the characterization of the Dimensions of Culture in the Chinese and Portuguese society, again taking as a model the contributions of Hofstede et al. (2017), in order to understand the cultural ideosincrasies of these two societies. Subsequently, Culture will be characterized in the educational organizations of China and Portugal. In the third and last chapter of the theoretical framework, it will be presented a brief characterization of the University of Minho, and, specifically, of the ILCH. In this regard, some data will be provided on the presence of Chinese students in Portuguese higher education institutions, specifically in the aforementioned. The methodology in this study adopted will be explained in the fourth chapter. In the following one, the results will be presented and discussed, and, finally, the conclusions obtained will be mentioned. These withstand that there is a tendency for Chinese and Portuguese students to be influenced by their Culture and by the very concept of Culture they possess, which consequently has promoted a differentiation in their perception of the ILCH’s organizational culture.por
dc.description.abstract本论文旨在研究中国学生和葡萄牙学生对葡萄牙米尼奥大学人文学院 􆼏ILCH􆼐组􄷆文化理解􁴉的差异。论文共五章,第􁳿章􁴺要以Geert Hofstede 的 文化分级及维度􁴹原型来阐述“文化”这􁳿概念以及它的组􃄏􃄏分,并对组􄷆中的 文化进行定􁵈,同时涉及到􁳿􁶚组􄷆文化学的内容,以􃩣来对高等教育组􄷆中的 文化进行更􅫥􄷅的展示。第􁶋章中会借鉴Hofstede 等人的研究􃄏果来展现中国社 会和葡萄牙社会中文化维度的相关特征,以􃩣􁴹基础来更好地理解􁴣个社会的文 化特点,之后􁵞会涉及到中国和葡萄牙教育组􄷆和机构的文化特点。第􁴈章和第 四章中将会对米尼奥大学尤其是人文学院的特征进行简要介绍,􅫤部分将会引用 􁳿􁶚在葡萄牙高等教育机构􆼏即以􁴉提及的米尼奥大学人文学院􆼐中求学的中国 学生的􅣁点,相关研究方法将于第四章进行􅫥􄷅阐述。在接􁴊来的􁳿章中将会对 收集到的数据进行分析,并展示􃗿􄷇得到的结论,即中国学生和葡萄牙学生都会 被 􂋖到自己国家的文化所 的影响,并由􃩣 而对组􄷆文化产生􁴌同的􅣀解。por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConfucionismopor
dc.subjectILCHpor
dc.subjectOrganizational culturepor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectConfucianismpor
dc.subject组􄷆文化por
dc.subject教育por
dc.subject儒学por
dc.subject人文学院 (ILCH)por
dc.titleCultura organizacional em contexto educacional chinês e português: estudo de caso do Instituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201976269por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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