Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56159

TítuloOntology-driven metamodeling towards intelligent motion control system design automation
Autor(es)Teixeira, Ricardo Jorge Magalhães
Orientador(es)Tavares, Adriano
Quangang Wen
Data2017
Resumo(s)The evolution of Intelligent Motion Control Systems (IMCSs) challenges its maintenance, upgradability, variability and automation. Concerning this, it’s imperative to complement its development with an abstract perspective to reduce the complexity of its configuration and implementation, through paradigms, tools or programming languages. As one of the most prominent paradigms advocates, MDSD, modeling complex systems usually requires several different Domain-specific Modeling Languages (DSMLs), resulting in diverse domainspecific models, and thus augmenting systems’ development costs and ensuing ambiguous models. This Masters Dissertation presents an approach to IMCSs’ modeling process enriched by semantic technologies, using the SeML to automate systems’ customization and implementation with generative code generation. To this end, this Dissertation introduces the SeML and exhaustively explores the development of a prescriptive ontology for the IMCSs’ domain. The feasibility of this approach is demonstrated by extending the SeML’s grammar with semantic knowledge contained in the developed ontology, conducive to the creation of an IMCS’s model, a coil winding machine developed at Jilin University, aiming at automate its customization and implementation, and validate the SeML at a domainlevel.
A evolução dos Sistemas Inteligentes de Controlo de Movimento (SICM) desafia a sua manutenção, capacidade de atualização, variabilidade e automação. Desta forma, é imperativo que o seu processo de desenvolvimento seja complementado com uma perspectiva abstrata, que permita reduzir a complexidade da configuração e implementação do sistema, através de paradigmas, ferramentas de software ou linguagens de programação. De acordo com um dos mais prominientes paradigmas de software, Model-Driven Software Development (MDSD), modelar sistemas complexos requere o uso de diversas linguagens específicas de domínio para modelação, resultando em múltiplos modelos de domínio específico, o que aumenta o custo de desenvolvimento do sistema e favorece a ambiguidade de modelos. Esta Dissertação de Mestrado explora uma abordagem `a modelação de SICM enriquecida por tecnologias semânticas, utilizando a Semantically-enriched Modeling Language (SeML) para automatizar o processo de configuração e implementação destes sistemas através da geração de código de forma generativa. Para tal, esta Dissertação introduz a SeML e explora exaustivamente o desenvolvimento de uma ontologia prescritiva para o domínio dos SICM. Finalmente, através de um caso de estudo, é demonstrada a viabilidade da abordagem proposta através da expansão da gramática SeML com o conhecimento semântico contido na ontologia desenvolvida. Além disso, a viabilidade da mesma foi complementada com a modelação de um SICM, o sistema de produção de bobinas desenvolvido na Universidade de Jilin, com o objetivo de automatizar a configuração e implementação deste sistema e validar a SeML ao nível do domínio.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Electronics and Computers Engineering
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56159
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEI - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo Jorge Magalhaes Teixeira.pdfDissertação de Mestrado24,52 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID