Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5604

TitleData mining e património arqueológico
Author(s)Botica, Natália
Santos, Maribel Yasmina
Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
KeywordsDescoberta de conhecimento em bases de dados
Data mining
Construção de conhecimento arqueológico
Issue dateNov-2003
PublisherInternational Association for Development of the Information Society (IADIS)
CitationCONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA WWW/INTERNET, Algarve, 2003 – “Conferência Ibero-Americana WWW/Internet”. [S.l.] : IADIS. 2003. ISBN 972-98947-2-8.
Abstract(s)Conservar e valorizar o Património Arqueológico é uma preocupação crescente no âmbito da Europa. De facto, os países europeus consideram que o legado arqueológico é um valor indissociável da sua identidade. Deste modo, estabeleceram-se instrumentos jurídicos e institucionais com o objectivo de evitar ou minimizar a destruição de bens arqueológicos. No entanto, a defesa do património não se deve limitar à conservação e valorização dos monumentos já conhecidos ou classificados, mas também no investimento para desenvolver planos preventivos para a proteger sítios ocultos. No quadro jurídico português por exemplo, os Planos Directores Municipais podem ser um utensílio eficaz, desde que os valores patrimoniais estejam assinalados e devidamente acautelados dos conflitos latentes entre o desenvolvimento económico e a salvaguarda dos arqueossítios. O contributo dos Sistemas de Informação para esse objectivo parece-nos relevante. A criação de um modelo de cartas patrimoniais, onde esteja registado o património visível e oculto é atraente. O património oculto, ainda não descoberto, será cartografado em função do tratamento informático dos indicadores dos contextos e características dos sítios já referenciados. Pretende-se assim dar um contributo para a elaboração de cartas de risco, apresentando-se como caso de estudo o espaço de Trás-os-Montes Oriental (TMO), no âmbito cronológico da Proto - História e Romanização. A partir dos indicadores resultantes do catálogo de sítios proto-históricos e romanos da região de TMO desenvolvemos processos de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados, utilizando técnicas de Data Mining, por forma a definir um modelo que, nos faculte informações sobre potencial património por inventariar ou oculto. O trabalho sintetizado neste artigo utiliza uma Base de Dados que armazena um catálogo de sítios da região de TMO e submete-a ao processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (DCBD). As técnicas de Data Mining (DM) utilizadas permitiram identificar modelos que sistematizam a localização de sítios Proto-históricos e romanos.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5604
ISBN972-98947-2-8
Peer-Reviewedyes
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIAWI2003_NB_MYS_FSL.pdf
  Restricted access
Artigo publicado362,36 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID