Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/56035

TitleInteligências múltiplas e aprendizagem de chinês língua estrangeira: Novas metodologias
Other titlesMultiple intelligences and teaching of chinese as a foreign language: New methodologies
Author(s)Peixoto, Bruna Patrícia Cardoso
Advisor(s)Lam, Sun
KeywordsInteligências Múltiplas
Ensino e Aprendizagem de Chinês como Língua Estrangeira
Estilos de Aprendizagem
Multiple Intelligences
Teaching and Learning Chinese as a Foreign Language
Learning Styles
多元智慧
对外汉语教学
学习风格
Issue date1-Jun-2018
Abstract(s)Os diferentes aspetos envolvidos na aquisição da língua chinesa, nomeadamente a aprendizagem da sua escrita, fonética, lexicografia, gramática, bem como a articulação dos mesmos na comunicação, beneficiam de metodologias didáticas mais abrangentes do que as que se tem vindo a utilizar tradicionalmente no ensino desta língua. É neste contexto que no presente trabalho se apresenta a teoria das Inteligências Múltiplas (IM) de Howard Gardner como orientação na conceptualização de uma nova metodologia de ensino de Chinês como Língua Estrangeira (CLE), proporcionando aos estudantes a oportunidade de uma aprendizagem apoiada nas suas inteligências mais fortes, mas também a possibilidade de desenvolver as inteligências nas quais apresentem mais fragilidade, permitindo deste modo um avanço sólido e gradual do seu nível de língua. Assim sendo, o mesmo tem como principal objetivo averiguar se a referida teoria, sempre aliada às preferências de estudo dos alunos de Chinês da Universidade do Minho (UMinho), manifestas através dos seus Estilos de Aprendizagem (EA), beneficia o ensino e aprendizagem do CLE. Inscreve como objetivos específicos a apresentação e contextualização desta Teoria; a apresentação das vantagens e métodos didáticos da mesma na aquisição do Chinês; a análise de manuais disponíveis na UMinho à luz da mesma; a proposta de práticas didáticas em sala de aula, tentando articular de modo o mais eficaz possível as diferentes componentes do seu ensino (escrita, leitura, audição, oralidade, gramática, etc.) à luz das IM; averiguar estas e os EA dos alunos da UMinho, relacionando-as com as suas preferências de estudo de modo a aferir a existência da relação entre a abordagem proposta e a sua aprendizagem. Para tal foram aplicados dois inquéritos a alunos desta Universidade de modo a averiguar as suas IM e EA, sendo levado a cabo um pequeno case study de modo a apurar se os mesmos se relacionam entre si e como podem beneficiar a aquisição da língua por parte dos discentes. Os resultados apurados demonstraram que esta metodologia de ensino/aprendizagem permite a melhoria dos resultados escolares globais, mesmo de alunos com maior dificuldade, promove a retenção de conteúdos a médio e longo prazo, aumenta a motivação dos alunos e melhora a relação docente/discente.
The different aspects involved in Chinese language acquisition, namely in what concerns its writing, phonetics, lexicography, grammar, as well as their articulation in communication, benefit from broader didactic methodologies than the traditional methods used in its teaching. It is under this premise that we introduce Howard Gardner’s Theory of Multiple Intelligences (MI) as a concept guide of a new teaching methodology of Chinese as a Foreign Language (CFL). This will offer students the opportunity to learn through their stronger intelligences, as well as to develop their weaker intelligences, thus providing a steady and gradual language level. As such, the main goal of this thesis is to determine if the MI theory, combined with the learning preferences of Chinese language students at University of Minho, manifested through their Learning Styles (LS), benefits the teaching and learning of CFL. As specific goals, it registers the MI theory presentation and its background; MI theory advantages and didactic methods in the acquisition of Chinese; MI textbooks analysis; MI classroom teaching practices in articulation with all teaching components (writing, reading, listening, speaking, grammar, etc.); determination of Chinese students at the University of Minho MI and LS, relating them to their study preferences in an attempt to relate the MI theory methodology and their language acquisition. In order to verify students’ MI and LS we applied two surveys and conducted a small case study to determine if they are related and how can they benefit students’ language acquisition. The results show that this teaching/learning methodology allows students to improve their school grades, promotes the medium and long-term memory of contents, enhances students’ motivation, and improves the student/teacher relation.
汉语的习得,尤其是其书写系统、语音、词法、句法以及交际 功能的习得,越来越受益于教学法的多元化。本论文的核心内容在于 回顾Howard Gardner 之多元智慧理论并论述该理论在对外汉语教学法创 新中所能起到的作用,探讨如何通过对学习者的智力特长与其较弱的 智慧领域取长补短,从而达到优化汉语学习的目的。本论文通过对米 尼奥大学文学院东方学汉语本科专业葡萄牙籍学生的学习风格的调研, 试图证实不同的智慧对汉语习得的影响。除此之外,本论文还分析了 多元智慧与教学法之间的联系以及多元智慧在该课程用的对外汉语教 材中的应用及效果。除此之外,本论文还试图为课堂操作提出一些从 多元的角度激发学生智慧的教学手段,以便丰富汉字、阅读、听力、 口语和语法课课堂教学的形式与内容。为更好地了解学生的智慧特长 与汉语习得的关系,笔者对学生进行了问卷调查和实例分析。结果显 示了以多元智慧理论为指导的教学法可以整体优化学习结果,刺激学 习内容在长期记忆中的储存,对学生的学习积极性起到鼓励的作用, 并拉近了老师和学生的距离。
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento em Ciências da Linguagem (Especialidade em Linguística Aplicada)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56035
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
CEHUM - Teses de Doutoramento
ILCH - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruna Patricia Cardoso Peixoto.pdf
  Restricted access
24,58 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID