Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55980

TítuloRepensar os espaços escolares. O impacto do espaço-físico na educação: ensino básico e secundário
Outro(s) título(s)Rethinking the school spaces. The impact of physical space on education: Elementary and secondary education
Autor(es)Noites, Maria Antónia Soares
Orientador(es)Palhares, Sandra Susana Pires Silva
Rodrigues, Ana Luísa
Palavras-chaveEspaço-físico escolar
Ambiente formativo
Desempenho de edifício escolar
Parque escolar
Programa de Modernização do Parque Escolar nas Escolas Secundárias Portuguesas (PMEES)
School physical space
Training environment
School building performance
School park
Program for the Modernization of the School Park in Portuguese Secondary Schools (PMEES)
Data18-Mai-2018
Resumo(s)O Programa de Modernização do Parque Escolar nas Escolas Secundárias Portuguesas (PMEES) foi criado em 2007, com o objetivo de superar o atraso educativo do país face aos padrões europeus. No entanto, foi suspenso em 2011, quando apenas uma parte das escolas previstas tinha sido intervencionada. Assim, atualmente existem escolas renovadas ao lado de escolas que não foram objeto de qualquer intervenção e que estão no limiar da degradação. Para esta investigação, optou-se pelo estudo de caso múltiplo, através da seleção de duas escolas incluídas no PMEES, da área metropolitana do Porto, próximas entre si, em que uma foi intervencionada e outra não. Pretendeu-se verificar de que forma as mudanças introduzidas a nível do espaço-físico (arquitetónico) na escola intervencionada, foram percecionadas pelos alunos e professores. A amostra foi composta por 569 alunos e 62 professores, que eram utentes das escolas selecionadas no ano letivo 2014/2015, utilizando-se questionários (como instrumento preferencial), a observação direta e a pesquisa documental, para aferir o impacto do espaço-físico escolar, enquanto ferramenta pedagógica na promoção de ambientes formativos estimulantes. Os resultados obtidos com este estudo revelaram dados pertinentes no que respeita à interferência e influência do espaço-físico escolar no processo de ensino e aprendizagem, verificando-se que o grau de satisfação dos utentes da escola intervencionada é superior ao dos utentes da escola não intervencionada e que o grau de satisfação após as obras é superior ao que existia antes das obras. Concluímos que existem diferenças significativas entre a escola que foi objeto de intervenção pelo PMEES e a escola que não foi intervencionada. Constatamos, aliás, que a diferença de resultados constitui um forte indicador da existência de segregação social e educativa entre escolas renovadas e escolas não renovadas 1, uma vez que os alunos e professores da escola não intervencionada consideram-se excluídos no acesso a uma educação num ambiente educativo inovador, eficaz e promotor de uma educação para o século XXI.
The Program for the Modernization of the School Park in Portuguese Secondary Schools (PMEES) was created in 2007, aiming to overcome the educational delay of Portugal against european standards. However, the program was suspended in 2011, when only part of the planned schools had been intervened. Thus, nowadays there are renovated schools alongside schools that have not been subject to any intervention and which are on the brink of degradation. For this research, we chose a multiple case study, by selecting two nearby secondary schools included on PMEES, in Porto metropolitan area, one of which was intervened and the other one not. It was intended to assess how the changes introduced at the physical space (architectural) level in the intervened school were perceived by the students and the teachers. The sample consisted of 569 students and 62 teachers, who were users of the two selected schools by the school year of 2014/2015. Questionnaires were used (as a preferential instrument), direct observation and documentary research, to assess the impact of the school physical space, as a pedagogical tool in the promotion of stimulating learning environments. The results obtained with this study revealed relevant data regarding the interference and influence of the school physical space in the teaching and learning process. It was verified that the degree of satisfaction of the users of the intervened school is higher than that of the users of the nonintervened school and that the degree of satisfaction after the works is higher than that which existed before the works. We conclude that there are significant differences between the school that was subject to the PMEES intervention and the non-intervened school. We note, moreover, that these differences are a strong indicator of the existence of a sense of social and educational segregation between renovated schools and non-renovated schools 2, since the students and the teachers of the non-intervened school consider themselves excluded from accessing to an education in an innovative educational environment, that is effective and promoter of a 21st century education.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade em Comunicação Visual e Expressão Plástica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55980
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Antonia Soares Noites.pdf14,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID