Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5597

TitleRealimentação em sistemas para extracção de conhecimento em bases de dados
Author(s)Rodrigues, M. Fátima
Santos, Maribel Yasmina
Henriques, Pedro Rangel
KeywordsIntegração de dados
Bases de dados
Base de conhecimento
Sistemas de apoio à decisão
Issue dateNov-2001
CitationCONFERÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 2, Évora, 2001 - “Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação : actas”. [S.l. : APSI, 2001. ISBN 972-97869-7-6.
Abstract(s)O objectivo central da presente comunicação é defender a importância de usar conhecimento, quer de peritos, quer extraído automaticamente por diversas ferramentas de análise e exploração de dados, na fase inicial de fusão de fontes para construção de uma Base de Dados Central (BDC), em contextos onde a incompletude e imprecisão dos factos levantados cria sérios problemas à identificação exacta de indivíduos, identificação essa que é fundamental para evitar duplicações na BDC e garantir um sistema coerente. Em contextos como o da demografia histórica levantam-se dificuldades para reconhecer um indivíduo, do qual se obtiveram alguns dados em determinados registos, num conjunto de indivíduos semelhantes encontrados em outros registos diferentes. A primeira etapa do processo consiste precisamente na identificação desse conjunto de semelhantes, processo que é possível automatizar através da utilização de certas heurísticas. A etapa seguinte, ainda realizada manualmente pelos peritos, consiste na comparação do indivíduo com os seus semelhantes de forma a concluir que é um deles, ou então que é um novo indivíduo distinto dos demais. Nestas circunstâncias, a nossa proposta é criar um sistema de apoio ao perito que, usando conhecimento integrado num repositório central de conhecimento (último andar de uma arquitectura multi-nível para extracção de conhecimento em bases de dados [Rodrigues 2000]), o auxilie na tomada de decisão, fornecendo-lhe informação contextualizada em função do local (espaço geográfico) e do tempo (época em que o estudo se insere). Desta forma aperfeiçoa-se o sistema e evidencia-se a capacidade de extensibilidade e re-alimentação do mesmo, por utilização de funcionalidades já implementadas na resolução deste problema. Mostraremos também que esta ideia em nada se afasta da proposta inicialmente feita de usar, integrado na arquitectura acima referida, um sistema de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para registo das análises bem sucedidas, de modo a ajudar os investigadores na mineração dos dados e na realização de outras tarefas de exploração da base de dados para extracção de conhecimento.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5597
ISBN972-97869-7-6
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAPSI2001_FR_MYS_PRH.pdfArtigo publicado181,44 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID