Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55941

TitleInternacionalização de uma empresa E-commerce portuguesa: estudo de caso MedicalShop
Author(s)Neves, Joana Dias
Advisor(s)Soares, Ana Maria
KeywordsE-commerce
Internacionalização
Joint-venture
Exportação
MedicalShop
Internationalization
Joint-venture
Export
Issue date2018
Abstract(s)Esta dissertação de mestrado teve como objetivo estudar a internacionalização empresarial. Assim, começamos por analisar as grandes teorias que proporcionam o quadro conceptual para a internacionalização das empresas, os diferentes modos de entrada a que podem recorrer as empresas nos seus processos de crescimento internacional e o papel do e-commerce na internacionalização. Este quadro conceptual serviu de enquadramento à realização do estudo de caso que constitui a componente empírica deste trabalho. Assim, analisámos a internacionalização de uma empresa portuguesa, a MedicalShop uma empesa de venda online de equipamentos médicos. A empresa escolheu como mercados-alvo para a sua internacionalização o Brasil e a União Europeia. Assim, colocou-se a questão de investigação de partida deste trabalho: Qual o melhor método de entrada para o mercado Brasileiro e a União Europeia para a empresa de E-commerce MedicalShop? A metodologia da dissertação passou por um estudo de caso da empresa MedicalShop e da entrada da empresa nos mercados externos selecionados face às teorias desenvolvidas sobre internacionalização e os modos de entrada. As principais conclusões indicam que o modo de entrada no caso da MedicalShop para o Brasil será através de uma Joint-Venture para a União Europeia a exportação direta.
This dissertation aimed to study a business internationalization. Thus, they begin by analyzing the great theories that provide the conceptual framework for an internationalization of companies, such as the different modes of entry that can be seen as companies in their processes of international growth and the role of e-commerce in internationalization. This conceptual frame of reference for carrying out the case study is an empirical component of this work. Thus, we analyzed an internationalization of a Portuguese company, a MedicalShop in an online store of medical equipment. A company selected as target markets for an internationalization of Brazil and the European Union. Thus, a question of research has been put at the level of employment: What is the best method of entry for the Brazilian and European Union market for e-commerce company MedicalShop? The methodology of the dissertation went through a case study of the MedicalShop and the internationalization of the company in foreign markets analyzing internationalization and modes of entry theories. The main conclusions indicate that the mode of entry in the case of the MedicalShop for Brazil will be through a Joint-Venture and for European Union direct export.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55941
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertac_a_o+Joana+D+Neves.pdf1,24 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy!

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis