Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55883

TitleEstudo sobre avatares e o espaço virtual dos videojogos: exploração e caracterização da dinamização da identidade na ótica do jogador
Author(s)Couto, Jorge dos Santos
Advisor(s)Rabot, Jean-Martin
Simães, C.
KeywordsIdentidade
Self
Extensão de self
Performance social
Videojogos
Personagens de videojogo
Avatares
Identity
Extension of self
Social performance
Videogames
Videogame characters
Avatars
Issue date2017
Abstract(s)O crescente desenvolvimento e incorporação social e pessoal de novas tecnologias e a sua reconfiguração sobre o modo de como o ser humano e a realidade social são compreendidos no vasto campo de investigação sobre a identidade suscita uma especial atenção para a relevância científica dos videojogos enquanto parte cada vez mais integrante da cultura humana, onde representações e performances de identidade são jogadas e construídas. Refletindo sobre conceitos, ideias e perspetivas teóricas de áreas das ciências sociais e humanas, procurou-se neste estudo compreender em profundidade de que modo é caracterizado o espaço virtual e as personagens de videojogos, tendo em consideração a experiência de interação, dinamização e performance de identidade experienciadas pelos indivíduos que jogam videojogos, tendo estas personagens sido analisadas como objeto de estudo numa atividade de investigação planeada segundo uma metodologia de investigação qualitativa, com uma finalidade de diferenciação dos vários tipos de personagens de videojogo. Este trabalho de dissertação encontra-se subdividido em três partes. A primeira parte inicial dedica-se à exploração e levantamento do contexto teórico que envolve um estudo sobre a identidade e a sua relação com os videojogos. A segunda parte centra-se com uma explicitação de aspetos metodológicos relevantes para a compreensão de como se planeou e executou a investigação levada a cabo, bem como uma descrição formal do objeto de estudo e constituição de amostra. Por último, a terceira parte apresenta os resultados da análise e codificação de dados recolhidos.
The rising development and incorporation in the social and personal of new technologies and its reconfiguration of the way through which the human being and the social reality are comprehended in the vast field of study on identity raises a special attention to the scientific relevance of video games as an increasingly integral part of the human culture, in which representations and performances of identity are played and constructed. Reflecting on concepts, ideas and theoretical perspectives of the fields of the social and human sciences, the focus of this study is to understand in depth the way in which the virtual space and characters in video games are characterized, being in consideration of the experience of interaction, dynamization and performance of identity experienced by the individuals that play videogames, having these characters been further analysed as study object in an exercise of investigation planed according to a qualitative investigation methodology, with an ending goal of differentiating the various types of video game characters. This dissertation work is divided into three parts. The first initial part is dedicated to the exploration and survey of the theoretical context that involves a study on identity and its relation to video games. The second part focuses with an explanation of methodological aspects relevant to the understanding of the planning and execution of the undertaken investigation, as well as the formal description of the study object and the constitution of the sample. Lastly, the third part presents the analysis results and codification of the collected data.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Sociologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55883
AccessEmbargoed access (2 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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  Until 2020-01-01
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