Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5580

TitleDesenvolvimento sustentado : património arqueológico e tecnologias de informação
Author(s)Botica, Natália
Lemos, Francisco Manuel Salgueiro Sande
Santos, Maribel Yasmina
KeywordsPatrimónio arqueológico
Tecnologias de informação
Descoberta de conhecimento em bases de dados
Issue dateOct-2003
CitationCONGRESSO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIO-CULTURAL, 1, Cabeceiras de Basto, 2003 – “Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Cultural : actas”. [S.l.: s .n., 2003].
Abstract(s)As sociedades estão cada vez mais motivadas para preservarem os testemunhos do passado. Essa atitude, consubstanciada em políticas, leis, instituições e actividades tem gerado várias iniciativas orientadas para a preservação e valorização do património, como forma de salvar os testemunhos materiais do passado. As Tecnologias de Informação são relevantes na concretização desta tarefa. Apoiam a gestão dos dados associados ao património arqueológico e garantem o suporte a trabalhos de pesquisa e de divulgação dos valores patrimoniais. Estas tecnologias permitem ainda desenvolver modelos para elaboração de cartas arqueológicas, delimitando áreas de risco para salvaguarda de sítios visíveis. O património oculto, que surge muitas vezes onde menos se espera, pode também ser detectado com base nas ferramentas de Descoberta de Conhecimento em Base de Dados e cartografado em função dos indicadores dos contextos e características de sítios já referenciados.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5580
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IDSC_NB_FSL_MYS.pdfArtigo publicado785,42 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID