Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55786

TítuloContributos dos recursos educativos digitais para promover a aprendizagem interdisciplinar: um estudo com o recurso digital La Vouivre no ensino básico
Autor(es)Gonçalves, António Jorge Batalha dos Santos
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Data12-Mar-2018
Resumo(s)A educação num mundo digital cada vez mais globalizado e interligado deve integrar diversos saberes, contextualizando-os, para que adquiram sentido para o aluno, o que deve resultar numa necessidade crescente de criação de estratégias de aprendizagem de caráter interdisciplinar. Neste sentido, o presente trabalho de investigação centra-se no modo como a utilização dos Recursos Educativos Digitais (RED) podem contribuir para a aprendizagem interdisciplinar. A presente investigação centra-se no jogo digital com alunos de uma turma do 5º ano do ensino básico, pertencente ao Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (Lijó - concelho de Barcelos). Optou-se pela metodologia de estudo de caso para investigar a prática letiva interdisciplinar através do recurso educativo digital La Vouivre, no sentido de orientar o trabalho docente para uma reflexão crítica sobre a prática letiva interdisciplinar. Deste modo, é possível promover uma aprendizagem dinâmica que desafia os alunos cognitivamente, socialmente, afetivamente e culturalmente. Por sua vez, confere ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador de uma aprendizagem significativa. O recurso La Vouivre é um jogo digital de tipo Quiz e o desafio que se colocou foi a construção de questões interdisciplinares para “alimentar” o jogo. O sentido da prática letiva interdisciplinar, envolvendo diversas áreas curriculares disciplinares e não disciplinares, centrou-se na elaboração, pelos alunos, sob orientação do professor, dessas mesmas questões interdisciplinares. Desta forma, pretendeu-se averiguar se os alunos estariam mais dispostos e interessados em articular e mobilizar conhecimentos, em vez de se restringirem a uma só disciplina. As estratégias de aprendizagem de caráter interdisciplinar, espelham a idiossincrasia inerente a um professor/investigador e determinam a forma como este deve conceber e desenvolver o ato de aprender. Esta experiência de integração curricular com o RED La Vouivre constituiu uma forma de articular conceitos e saberes teóricos com afetos e vivências, aliando, assim, “teoria e prática” e “razão e emoção”. A investigação decorreu dentro e fora da sala de aula. Os métodos de recolha de dados foram diversificados e o tratamento dos dados foi, essencialmente, de natureza qualitativa, recorrendo-se à técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontam no sentido de que a utilização do RED La Vouivre é um forte instrumento de promoção da prática letiva interdisciplinar. A formulação de questões, tarefa inerente a um jogo de tipo Quiz, ajudou a construir um conhecimento interligado de várias áreas curriculares disciplinares/não, disciplinares, dando sentido à aprendizagem significativa dos alunos. Promoveu a reflexão e a associação entre o passado e o presente, indo muito além do conhecimento prescrito nos manuais escolares. Ajudou, ainda, a desenvolver nos alunos um conjunto importante de competências transversais essenciais à vida no século XXI como: motivação, tomada de decisões, autonomia, criatividade, feedback, regras, cooperação, resolução de problemas, comunicação, processos mentais, pensamento crítico e criatividade, literacia informativa e digital, leitura e escrita e uso de línguas estrangeiras.
Education in an increasingly globalized and interconnected digital world should incorporate a whole set of contextualised skills, so that they become meaningful to the student, which should result in a constant need to create cross-curricular learning strategies. In this sense, this research paper focuses on the way that the use of Digital Educational Resources (DER) can benefit cross-curricular learning. The present research centers itself on the digital game La Vouivre with a 5th grade Second Cycle Education class from Agrupamento de Escolas Vale do Tamel (Lijó - area of Barcelos). In terms of methodology, a case study was carried out to investigate cross-curricular teaching practices through the use of the digital educational resource (La Vouivre), so as to aid the teacher towards cross-curricular critical thinking. Thus, teachers will be able to promote the kind of dynamic learning which challenges each student not only in terms of cognitive and social behavior, but also emotionally and culturally. Moreover, it allows the teacher to guide, stimulate and fully access a meaningful learning process. La Vouivre is a type of Quiz game whose challenge was to build cross-curricular questions in order to “feed” the game. This cross-curricular teaching approach, so as to involve several curricular and non curricular subjects, placed its spotlight on having the students come up with the necessary cross-curricular quiz questions, with the help and guidance of their teacher. This way, it became important to find out if students were more willing and interested in articulating and mobilizing knowledge instead of confining to a single school subject. The cross-curricular learning strategies clearly reflect the teacher/investigator´s idiosyncrasy and determine the way he or she should conceive and develop the act of learning. This practice of curricular articulation with (DER) La Vouivre was a means to articulate practical concepts and theory with affections and personal experiences, thus combining “theory and practice” and “reason and emotion”. The present study took place in and out of the classroom. In order to collect data, various methods were used. Data processing was, essentially qualitative, requiring content analysis. The results show that the use of DER La Vouivre is a powerful tool capable of promoting cross-curricular practice. Question formation, a task inherent to a Quiz type game helped to develop interconnected knowledge of several curricular and non curricular subjects, giving solid meaning to students’ learning. It encouraged reflective thinking and a bridge between past and present, going well beyond what’s approved in school books. It was also essential for students to develop a whole set of importante transversal skills, which are useful for life in the 21st century, such as: motivation, decision-making, selfreliance, creativity, feedback, rules, cooperation, problem solving, communication, mental processing, critical thinking, information and digital literacy, reading and writing and the use of foreign languages.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (Especialidade de Tecnologias da Informação e Comunicação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55786
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Antonio Jorge Batalha dos Santos Goncalves.pdf29,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID