Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/5577

TitleO data mining na compreensão do fenómeno da dor: uma proposta de aplicação
Author(s)Ferreira, Carlos
Fernandes, Helder
Alves, Vera
Santos, Maribel Yasmina
KeywordsDor
Clinical data mining
Clinical data Warehouse
Sistemas de apoio à decisão
Descoberta de conhecimento em base de dados
Issue dateJun-2006
CitationCONFERÊNCIA IBÉRICA DE SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO, 1, Esposende, 2006 - "Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (CISTI 2006) : actas". [S.l. : s.n., 2006].
Abstract(s)A Dor, fenómeno difícil de compreender, tem sido objecto de estudo na Medicina. A sua natureza subjectiva faz com que as variáveis em estudo devam ter um âmbito alargado, que permita caracterizar convenientemente este fenómeno. A compreensão deste fenómeno pode ser facilitada com recurso a técnicas de Data Mining, suportadas, ou não, por Data Warehouses. O Clinical Data Mining tem sido utilizado para identificar as melhores terapias para diversas doenças, para explorar os factores de sucesso/insucesso das cirurgias e para determinar padrões diversos. O Clinical Data Warehouse consiste num repositório de dados optimizado para facilitar a análise de dados clínicos. Este artigo apresenta os conceitos associados ao Clinical Data Mining e Clinical Data Warehouse, assim como apresenta um conjunto de variáveis relevantes para a compreensão da dor. Esta compreensão será realizada recorrendo a técnicas de Data Mining, na análise de uma Base de Dados cuja estrutura é também aqui apresentada.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/5577
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DSI - Engenharia da Programação e dos Sistemas Informáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_DM_Dor_VesaoFinal.pdfArtigo publicado nas actas da conferência355,27 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID