Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55763

TitleO conceito de reta tangente na obra pedagógica de Sebastião e Silva
Author(s)Mota, Catarina
Ralha, Elfrida
Estrada, Maria Fernanda Oliveira Gonçalves
KeywordsSebastião e Silva
Ensino da matemática
Tangente
Issue date2018
PublisherSociedade Portuguesa de Matemática (SPM)
Abstract(s)As alterações políticas ocorridas no século XX Português tiveram reflexo direto no sistema educacional e no ensino da Matemática. Sob alçada do ministro Francisco Leite Pinto é estabelecido, em 1959, um protocolo de cooperação com a OCDE, o Projeto Regional do Mediterrâneo, que tem como um dos objetivos uma reestruturação do ensino Português, pretendendo dotar o país de pessoas com o conhecimento científico e técnico capazes de desenvolverem a economia nacional. O ensino da matemática é assim reformado, tendo José Sebastião e Silva um papel fundamental nesta reforma ao liderar, no triénio 1964–1966 a equipa responsável pelas alterações curriculares. Nesta comunicação analisaremos o pensamento pedagógico de Sebastião e Silva a partir do tratamento dado ao conceito de reta tangente a uma curva nas suas obras pedagógicas, dando particular relevo a três aspetos: a introdução do conceito; os exemplos/exercícios propostos; a utilização da história da matemática no ensino.
The political changes that took place in Portuguese 20th century had direct impact in the educational system and in Mathematics teaching. Under the responsibility of the minister Francisco Leite Pinto it was established, in 1959, a cooperation protocol with OCDE, the Mediterranean Regional Project, aiming mainly at reforming the Portuguese educational system,The teaching of mathematics is, therefore, reformedhaving José Sebastião e Silva a fundamental role in this reform leading, in the years 1964–1966 the team responsible by the curricular changes. In this paper we will analyze the pedagogical ideals of Sebastião e Silva from his approach to the concept of tangent line to a curve emphasising three aspects: the concept introduction; the examples/ exercises proposed; the use of history of mathematics in teaching.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55763
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DMA - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MotaRalhaEstrada2018_7ELBHistMat.pdf2,63 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID