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TitleOs primeiros anos do curso matemático na Universidade de Coimbra: história pessoal de como o Morgado de Mateus se formou em matemáticas
Author(s)Lopes, Ângela Azevedo Gonçalves Cerdeira
Ralha, Elfrida
Rodrigues, Abel
KeywordsHistória das matemáticas
Século XVIII
Reforma Pombalina da Universidade
Issue date2018
PublisherSociedade Portuguesa de Matemática (SPM)
Abstract(s)O presente artigo, tendo como apontadores as provas que o Morgado deMateus prestou até à sua Formatura (entre 1774 e 1778), desvela alguns resultados de uma investigação mais vasta, que visa o conhecimento dos primórdios do Curso Matemático na Universidade de Coimbra sob múltiplas perspetivas. O Arquivo da Universidade de Coimbra e o Arquivo da Casa de Mateus preservam documentos essenciais para esse estudo. Com dados inéditos e outros que foram revisitados, abordamos tópicos como: - modos de ensinar (a partir dos livros de texto recomendados e/ou publicados com a estampa da Universidade e de notas/exercícios de aulas); - preparação e conteúdos para as provas finais de cada ano, avaliação dos alunos e dissertações produzidas; - funcionamento da instituição Faculdade de Matemática (nomeadamente, gestão dos recursos humanos e materiais afetos ao Curso); - comparação entre os ideais teóricos, da reforma Pombalina da Universidade, e as condições práticas em que a reforma se desenrolou afinal (nomeadamente nos primeiros anos de vigência).
With the focus on the exams made by the Morgado de Mateus towards his Graduation (during the period 1774–1778), this article reveals some results of a wider investigation, as we sought to expand the study on the creation of the Curso Mathematico at the University of Coimbra. The Archive of the University of Coimbra and the Archive of the Casa de Mateus safely keep documents that are essential for that study. With new data and revisited information, we approach topics such as: - ways of teaching (from textbooks recommended and/or published with the stamp of the University and notes/exercises from the lessons); - preparation and contents for each year’s final examinations, how students were assessed and which dissertations they have produced; - functioning of Faculty of Mathematics as an institution (namely, in the management of human resources and materials related to the course); - comparison between the theoretical ideal beneath the Pombal reform of the University and the practical conditions under which the reform took place, after all (especially in the first years of practise).
TypeArticle
DescriptionActas/Anais do 7.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática, 2 vols.
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55762
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DMA - Artigos (Papers)

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