Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55710

TítuloAbandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção
Outro(s) título(s)Dropout in higher education: theorical models, empirical evidences and intervention measures
Abandono en la educación superior: modelos teóricos, evidencias empíricas y medidas de intervención
Autor(es)Casanova, Joana R.
Palavras-chaveEnsino Superior
Abandono
Desvinculação
Adaptação académica
Higher Education
Dropout
Disengagement
Academic Adaptation
Educación Superior
Abandono
Desvinculación
Adaptación académica
Data2018
EditoraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
RevistaEducação: Teoria e Prática
CitaçãoCasanova, J. R. (2018). Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, 28(57), 5-22.
Resumo(s)Considerando que os perfis dos estudantes estão em constante mudança ao longo do tempo e em função das instituições, o conceito de abandono tem necessariamente de ir sendo atualizado por forma a refletir a realidade que consubstancia. O aumento de estudantes no Ensino Superior, o aumento das possibilidades de mobilidade dentro e entre instituições, assim como as possibilidades de reingresso, complexificam um sentido único para o conceito de abandono. Recorrendo à descrição do fenómeno, importa diferenciar o abandono (dropout) de momentos de pausa na formação (stopout) e de opções de mudança de curso ou instituição (optout). O presente artigo clarifica o significado de abandono nas suas várias formas de ocorrência e implicações, diferenciando o abandono em situação-estado atual, o abandono enquanto evento e o abandono enquanto processo. Descrevem-se os modelos teóricos subjacentes ao fenómeno, na sua diferenciação e complementaridade, dando destaque aos fatores valorizados e às suas evidências empíricas. O artigo termina apontando algumas linhas de atuação por parte das IES tendo em vista minorar a frequência e o impacto do abandono dos seus estudantes.
Considering that the students profiles are constantly changing over time and depending on the institutions, the dropout concept must necessarily be updated to reflect its reality. The raise of students in Higher Education, the increase of mobility possibilities within and between institutions, as well as the possibilities of re-entry, make the meaning of dropout more complex. Referring to the description of the phenomenon, it is important to distinguish the dropout from stopout, when students do a halt time in the formation, and optout, when students decide to change their course or institution to complete their formation. This article clarifies the meaning of dropout in its various forms of occurrence and implications, differentiating the dropout in the current state-situation, the dropout as an event, and the dropout as a process. The theoretical models underlying the phenomenon are described in their differentiation and complementarity, highlighting the valued factors and their empirical evidences. The article finishes by pointing out some lines of action by Higher Education Institutions to reduce the dropping out frequency and impact of their students.
En la medida que los perfiles de los estudiantes están en constante cambio a lo largo del tiempo y en función de las instituciones, el concepto de abandono necesariamente tiene que ser actualizado a fin de reflejar la realidad en la que se materializa. El aumento de estudiantes en la Educación Superior, el aumento de oportunidades para la movilidad dentro y entre las instituciones, así como las posibilidades de reingreso, hace más complejo el abandono como sentido único. Utilizando la descripción del fenómeno, es importante diferenciar los momentos de abandono (dropout), de pausa en la formación (stopout) y de cambio de curso o institución (optout). Este artículo esclarece el significado de abandono en sus diversas formas de ocurrencia y consecuencias, diferenciando el abandono en situación de estado actual, el abandono como un evento, y el abandono como un proceso. Se describe los modelos teóricos subyacentes al fenómeno en su diferenciación y complementariedad, destacando los factores valorados y sus evidencias empíricas. El estudio concluye con un análisis de algunas líneas de acción de las instituciones de enseñanza superior con el fin de reducir la frecuencia y el impacto del abandono de sus estudiantes.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55710
e-ISSN1981-8106
Versão da editorahttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/12915/8554
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abandono no ensino superior.pdf775,84 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID