Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/557

TitleXexam: uma linguagem de suporte para exames online (e-learning)
Author(s)Soares, Daniel P.
Mota, M. Conceição
Ramalho, José Carlos
Issue date10-Feb-2003
CitationRAMALHO, José C. [et al.], ed. lit. – “XATA 2003 : XML : Aplicações e Tecnologias Associadas : actas, 1, Braga, 2003”. [S.l. : s.n.], 2003.
Abstract(s)Hoje o E-learning, para além de ser um chavão utilizado por muitas instituições, também tem sido usado como estandarte de muitas instituições de ensino que se dizem na vanguarda. Poderíamos começar a discutir o que é o E-Learning mas isso seria assunto para uma tese. Para o nosso trabalho, vamos considerar a definição mais consensual de ensino `a distancia onde se utiliza a Internet como veículo primordial para a comunicação entre professor e aluno e entre alunos. Nessa perspectiva, uma plataforma de E-Learning tem vários componentes: gestão de alunos e cursos, publicação de conteúdos, fóruns de discussão, chats, controle de acessos, diversas estatísticas e avaliação. É precisamente neste ultima componente que incide o trabalho descrito neste artigo. A avaliação online vai levantar sempre problemas de creditação mas discutir esse assunto não é o objectivo deste artigo. Neste trabalho, apresenta-se uma linguagem XML—Xexam, que pode servir de suporte à criação de exames (por exemplo para auto-avaliação do aluno). Além da linguagem apresentam-se algumas ferramentas de suporte que fornecem algumas funcionalidades ao autor do exame: publicação em papel, publicação na Internet, correcção automática ao aluno que desenvolver o exame online e publicação do exame com correcção. No fim, tecem-se algumas considerações sobre a integração desta aplicação numa metodologia de E-Learning.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/557
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:DI/CCTC - Artigos (papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
xata-xexam.pdf66,89 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID