Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55680

TítuloAs abordagens pedagógicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es)Maneira, Simone
Gomes, Maria João
Palavras-chaveSituacionalidade docente em TIC
Data2017
CitaçãoManeira, S., & Gomes, M. (2017). As abordagens pedagógicas e o papel do professor de educação básica em processo de formação continuada no Brasil: uma revisão sistemática da literatura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 0(06), 457-461. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2486
Resumo(s)Importa para este artigo conhecer quais as abordagens formativas que se fazem presentes na composição das propostas de formação continuada em TIC no Brasil. Compreende-se que as mesmas exercem um diferencial importante e repercutem na ação, na reflexão e no compromisso docente com as Tecnologias Digitais. Neste Sentido, busca-se por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura encontrar evidências capazes de nos levar a perceber as influências da abordagem pedagógica no papel do professor enquanto aprendiz de TIC. Este estudo ressalta a formação docente como o espaço de diálogo entre as demandas do Século XXI e a situacionalidade em TIC.
It is important for this article to know which training approaches are present in the composition of the proposals for continuing training in ICT in Brazil. It is understood that they exert an important differential and have repercussions on the action, the reflection and the teaching commitment with the Digital Technologies. In this sense, it is sought through a Systematic Review to find evidence capable of leading us to perceive the influences of the pedagogical approach in the role of the teacher as an apprentice of ICT. This study seeks to emphasize teacher education as the space for dialogue between the demands of the 21st Century and the situationality in ICT.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55680
e-ISBN2386-7418
DOI10.17979/reipe.2017.0.06.2486
Versão da editorahttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.06.2486
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Abordagens-pedagogicas_SM_MJG_Galaico_2017.pdf927,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID