Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55668
Título: | Formação inicial do pedagogo para atuação em contexto hospitalar |
Autor(es): | Silva, Rosilene Gonçalves Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Formação Inicial Pedagogia Hospitalar Classe Hospitalar Criança Hospitalizada |
Data: | 2018 |
Citação: | Silva, R. & Carvalho, G.S. (2018). Formação inicial do pedagogo para atuação em contexto hospitalar (Resumo). In: CIEE do Instituto Politécnico de Lisboa, CIEd da Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa (Org.) Livro de Resumos do 1º Congresso Internacional Integrando Saberes: Pedagogia, Formação e Investigação em Educação. Pedagogias Participativas na Educação de Infância. Lisboa: CIEE, p.43. |
Resumo(s): | O trabalho discute a formação inicial do pedagogo em contextos complexos do processo de ensino e aprendizagem, mas especificamente no ambiente hospitalar. Analisa as contribuições do estágio supervisionado em instituições não escolares do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Pará, Brasil e sua relevância acadêmico-científica e profissional na formação do pedagogo, considerando as especificidades, desafios e possibilidades do fazer docente no contexto hospitalar. A pesquisa teve a sustentação teórica embasada em autores como Fonseca (2003), Fontes (2005), Libâneo (2005), Barreiro e Gebran (2006), Matos (2007), Arosa e Shilke (2008), Matos e Mugiatti (2009),Pimenta e Lima (2010), Covic e Oliveira (2011), Rolim (2015), entre outros, que discutem o estágio na formação inicial do pedagogo e a atuação do Pedagogo no atendimento a criança hospitalizada. A metodologia foi de abordagem qualitativa e utilizou a observação participante, aplicação de projetos de intervenção e análise de relatórios de atividades. Seguiu as diretrizes éticas aplicáveis nas pesquisas envolvendo seres hum os embasada nas resoluções nº 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, Brasil. Os resultados demonstram que as vivências oportunizadas pelo estágio no ambiente hospitalar fortalecem a formação dos pedagogos, na medida em que ampliam a visão dos campos de trabalho e fornecem embasamento teórico-metodológico para atuação em contextos diferenciados e complexos da prática educativa. O ambiente hospitalar apresenta singularidades que são vividas e ressignificadas nas vivências de estágio por meio da inserção participativa do aluno de pedagogia nesses ambientes, tendo a análise crítica e a pesquisa como eixo norteador das ações. |
Tipo: | Resumo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55668 |
Versão da editora: | https://docs.wixstatic.com/ugd/b8e277_648f00f0c8c84a1385b66d0bb7540fea.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIIS_ContextoHospitalarA.pdf | 738,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |