Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55664

TitleO efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica
Other titlesPictures’ effect on phonological awareness assessment
Author(s)Carviçais, Sofia Figueiredo
Advisor(s)Ribeiro, Iolanda
Choupina, Celda Maria Gonçalves Morgado
KeywordsConsciência fonológica
Imagem
Memória
Vocabulário
Consciência acerca do impresso
Conhecimento das letras
Phonological awareness
Pictures
Memory
Vocabulary
Print awareness
Knowledge of the letter’s name
Issue date2018
Abstract(s)O objetivo do estudo foi investigar o efeito da imagem no desempenho das crianças em tarefas de consciência fonológica, controlando a memória, a consciência acerca do impresso, o vocabulário e o conhecimento do nome das letras. Procurou ainda investigar a relação entre estas variáveis e a consciência fonológica avaliada com e sem imagem. Participaram 59 crianças do último ano do ensino pré-escolar, que foram avaliadas nas duas condições nas tarefas: segmentação silábica, identificação da sílaba inicial e identificação do fonema inicial. Foram ainda aplicados: os subtestes de memória e vocabulário da Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária, o teste de escrita inventada e uma prova informal para avaliar o conhecimento do nome das letras. Os resultados mostraram que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as correlações da consciência fonológica com ou sem imagem, com a memória, a consciência acerca do impresso, o vocabulário e o conhecimento do nome das letras. Também não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho das crianças nas três tarefas de consciência fonológica na presença ou ausência de imagens. Desta forma, os resultados parecem indicar que a imagem não tem um papel relevante na avaliação da consciência fonológica.
The aim of the study was to investigate the effect of pictures on children's performance in tasks of phonological awareness, controlling memory, print awareness, vocabulary and knowledge of the letter’s name). It also investigates the relationship between these four variables and phonological awareness assessed with and without pictures. Fifty nine children on the last year of pre-school’s education were evaluated under both conditions (with and without pictures) in the tasks of: syllabic segmentation, identification of the initial syllable and identification of the initial phoneme. These children also performed memory and vocabulary subtests of Wechsler's Intelligence Scale for the Preschool and Primary Ages, the invented writing test and an informal test to evaluate their knowledge about the name of the letters. The results showed no statistical significant differences between the correlations of memory, print awareness, vocabulary, knowledge of the letter’s name with phonological awareness with or without pictures. And also, no statistical significant differences were found on the performance of children in the three tasks of phonological awareness in the presence or absence of pictures. Therefor the results seem to indicate that pictures do not play a relevant role in the evaluation of phonological awareness.
TypemasterThesis
DescriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55664
AccessrestrictedAccess
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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