Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55650

TitleInvestigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores
Author(s)Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Maia, Isabel Margarida Oliveira Guimarães
Alonso, Maria Luísa Garcia
Candeias, Isabel
KeywordsInvestigação
Colaboração
Reflexão
Projecto de formação de professores
Prática Pedagógica
Practicum
Investigação-acção colaborativa
Issue date13-Nov-2003
PublisherPublicações da Universidade de Aveiro
CitationSilva, C., Maia, I., Alonso, L., & Candeias, I. (2003). Investigação, Colaboração, Reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores. Poster publicado no "1.º Simpósio Nacional de Educação Básica – Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Programa e Resumos). Formação de Professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância. Questões do Presente e Perspectivas Futuras. 13 e 14 de Novembro de 2003, Universidade de Aveiro (p. 123).
Abstract(s)O trabalho que apresentamos resulta do Projecto de Formação que orienta e articula a Prática Pedagógica (Practicum) da Licenciatura em Ensino Básico – 1.º Ciclo, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho. Partindo da discussão do modelo de formação que sustenta este Projecto, neste poster pretende-se mostrar excertos significativos da sua vivência nos diferentes contextos experienciais em que a prática se desenvolve. Considerando como constructos centrais a este projecto de formação a investigação, a colaboração e a reflexão, é em tomo deles que se organiza toda a informação resultante de um trabalho de pesquisa sobre a acção, desenvolvido pelos formandos. Desse trabalho resultou, no final do ano lectivo de 2002-2003, uma exposição que serviu simultaneamente como roteiro informativo sobre o processo desenvolvido pelos grupos e como registo reflexivo sobre as práticas de inovação nas escolas. O entendimento da prática pedagógica com uma abordagem de investigação-acção colaborativa permite superar a tradicional dicotomia entre a teoria e a prática garantindo por um lado, uma intervenção fundamentada na realidade e por outro, o distanciamento necessário para uma análise sistemática e reflexiva sobre essa mesma realidade.
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55650
ISBN972-789-097-0
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID