Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5564

TítuloFormação continuada de professores : o curso TV na escola e os desafios de hoje e seus reflexos no ensino e aprendizagem de ciências em Fortaleza-Ceará
Autor(es)Almeida, Helena Silva
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data24-Jan-2006
Resumo(s)A profissão de professor é uma profissão complexa que requer permanente adaptação às condições de trabalho bem como constante atualização científica, pedagógica e didática. Ainda que a formação inicial seja de elevada qualidade, a formação contínua é, ainda, uma necessidade para garantir qualidade de ensino. No Brasil, essa necessidade é muito maior devido à escassez de professores de ensino fundamental e médio, nomeadamente de Ciências. Acresça-se que a grande dimensão do país dificulta a realização de formação contínua, presencial, para todos os professores. Assim, foi criado, em 2000, o curso TV na Escola e os Desafios de Hoje, um curso para formação continuada à distância, que utiliza TV e vídeo como objeto de estudo e reflexão e como ferramenta de apoio aos processos de ensino e aprendizagem e que visa capacitar educadores da rede pública brasileira para o adequado uso das tecnologias audiovisuais. Nesta dissertação faz-se uma avaliação desse curso, na perspectiva de professores, concludentes e não concludentes do mesmo, tutores e coordenadores a fim de averiguar a sua satisfação com o curso e as repercussões que tem na sala de aula, nomeadamente nas ciências. Participaram desse estudo 62 professores (32 concludentes e 30 não concludentes do curso), três tutores e dois coordenadores, da região de Fortaleza - Ceará. Os dados foram coletados através de questionários, aplicados com os professores, e de entrevistas efetuadas com os tutores e com os coordenadores. Foram ainda observadas aulas de dois professores concludentes do curso que lecionavam Ciências no 3º ciclo (5ª e 6ª séries). Os resultados parecem indicar que, embora os sujeitos pesquisados digam que houve uma aprendizagem satisfatória durante o curso, não foi possível constatar a efetiva utilização dos audiovisuais, TV e vídeo, em sala de aula. Os professores reconhecem que essas ferramentas podem ter um papel importante no trato de alguns conteúdos, principalmente conteúdos de ciências, mas ainda não se dispuseram a inseri-los no cotidiano escolar. Sugere-se, por isso, a continuidade dessa ação de formação associada à criação de comunidades de aprendizagem, nas escolas, que contam com o apoio e acompanhamento sistemático dos órgãos educacionais cearenses.
Teaching is a very complex job that requires constant adaptation to the work context as well as permanent scientific, pedagogic and didactical knowledge update. Hence, despite of quality of teachers’ initial education, continuous education is needed to guarantee teaching quality. In Brazil this need is higher than in other countries due to the lack of teachers in, general, and science teachers, in particular. However, the large dimension of the country makes it hard to organise face-to-face teacher education for all teachers. Thus, in the year 2000, the in-service teacher education course TV na Escola e os Desafios de Hoje was created. It is a course at distance that uses the TV and the video as a teaching and learning object as well as a teaching and learning tool. It aims at educating Brazilian public school teachers to use audiovisual technologies. This dissertation aims at evaluating the course in order to investigate teachers, tutors and coordinators’ satisfaction with the course and its implications at the classroom level. Sixty-two teachers (32 that concluded the course and 30 that did not finish it) from Fortaleza-Ceará participated in the study. Data were collected by means of a questionnaire handed out to the teachers, interviews carried out with three tutors and two course coordinators. Also, science classes (low secondary school levels) taught by two teachers that had concluded the course were observed. The results seem to indicate that although the participants in the study state that they carried out a satisfactory amount of learning, they nevertheless do not yet fully use audiovisual tools, namely the TV and the video, in their classes. Teachers accept that these tools can play an important role in the teaching of some contents, namely science contents, but they did not yet introduce it in their daily classroom practices. It seems, therefore, that this course should continue being implemented but it might need to both be accompanied by the organization of learning communities of teachers in schools and be continuously monitored by the Ceará educational authorities.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado em Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5564
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Formação Continuada de Professores.pdf492,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID