Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55616

TitleValorização da paisagem a partir do patrimônio hídrico no Morro da Penha, Guimarães/Portugal
Author(s)Follmann, Fernanda Maria
Silva, Renato Emanuel
Costa, Francisco da Silva
Vieira, António
KeywordsProteção ambiental
Patrimônio hídrico
Paisagem
Guimarães
Issue dateJun-2018
CitationFollmann, F. M., Silva, R. E., Costa, F. S., Vieira, A. (2018) Valorização da paisagem a partir do patrimônio hídrico no Morro da Penha, Guimarães/Portugal. In Desafios para afirmar a Lusofonia na Geografia Física e Ambiente. Atas do II Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente. CEGOT-UMinho, Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho. Guimarães. 319-324.
Abstract(s)O patrimônio da água se configura quando o recurso hídrico apresenta especial interesse, definido por meio dos valores a ele atribuído. Dentre os quais estão o valor científico, estético, ecológico, econômico e cultural, incorporando-se a expressão das práticas sociais, em qual a reivindicação à função ligada ao recurso, também define um patrimônio. Assim, a valorização da paisagem, considerando o patrimônio hídrico, implica na integração e conhecimento dos demais elementos que a compõem. Apresenta-se desse modo, o caso de estudo do Morro da Penha no Concelho de Guimarães, Portugal, o qual se discute sobre a importância de valorização da paisagem que este sítio incorpora, visto que ao elemento água, tem-se valor cultural, ecológico, econômico atribuído, especialmente, por desempenhar o abastecimento de água da população local. O patrimônio hídrico, portanto, é elemento chave à proteção ambiental da paisagem do Morro da Penha.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55616
ISBN978-989-20-8562-3
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CEGOT - Artigos em livros de atas de congressos internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
II_ELAAGFA_Follmann_et_al.pdf1,83 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis