Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55601

TitleA revisão sistemática da literatura: estratégia pedagógica de suporte à formação avançada em enfermagem
Author(s)Pereira, Rui Pedro Gomes
Petronilho, Fernando
Cainé, João
KeywordsPrática baseada na evidência
Formação pós-graduada
Revisão sistemática da literatura
Issue date2018
Abstract(s)As revisões da literatura permitem através da aplicação de métodos reprodutíveis, válidos e rigorosos agregar conhecimento promovendo a sínteses de estudos relativamente a questões específicas. Deste modo e no contexto de um Curso de Formação Especializada e Pós-graduada em Intervenção Avançada em Feridas são dinamizados pelos enfermeiros / formandos, processos de revisão sistemática da literatura (Unidade curricular “Evidências e Investigação em Feridas”). As temáticas a abranger emergem dos contextos clínicos dos próprios formandos, contribuindo para a construção de uma prática avançada, a tomada de decisão clínica e a resolução de problemas. Deste modo promove-se a translação do conhecimento e a obtenção dos melhores resultados (clinical outcomes) junto dos clientes / pessoas / doentes. Constituem-se a este propósito dois conceitos-chave, a saber: a “translação do conhecimento” e a “prática de enfermagem baseada em evidências” (PEBE). O primeiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (2005) implica a síntese, o intercâmbio e a aplicação do conhecimento pelas partes (stakeholders) para acelerar os benefícios da inovação global e local no fortalecimento dos sistemas de saúde e melhoria da saúde das pessoas. Já quando falamos em PEBE estamos a considerar um complexo processo que implica, de acordo com Fineout-Overholt & Melnyk (2005) a obtenção de resultados clínicos de qualidade através de um processo estruturado de tomada de decisão clínica que considera, no contexto do cuidar, as preferências e valores do cliente, as melhores evidências externas disponíveis e ainda os recursos existentes bem como o grau de expertise do profissional. Tendo como principal objetivo identificar as áreas predominantes de interesse de investigação destes enfermeiros, estudantes de pós-graduação na área do tratamento avançado de pessoas com feridas, realizou-se uma revisão das 19 revisões sistemáticas da literatura (RSL) desenvolvidas ao longo das primeiras seis edições do Curso de Formação Especializada em Intervenção Avançada em Feridas da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho, acreditado pela ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas e pela EWMA – European Wound Management Association. Inicialmente foram analisados por cada RSL o título, resumo e palavras-chave (descritores MeSH ou descritores virtuais em saúde). Posteriormente foram analisadas as respetivas questões de investigação formuladas com recurso ao modelo PICO (Patient / Population, Intervention, Comparison e Outcome). No total estiveram envolvidos na elaboração das RSL 69 enfermeiros que frequentaram esta pós-graduação entre 2010 e 2017. Para o desenvolvimento e estruturação de cada RSL e da presente comunicação foram aplicados os modelos (“systematic & umbrella reviews”) ambos preconizados pelo Joanna Briggs Institute (2014). Os resultados obtidos foram categorizados de acordo com as categorias identificadas pelos critérios da EWMA, nomeadamente da sua publicação científica – International Journal of Wound Care. Por ordem de frequência [n] foram identificadas as seguintes temáticas de estudo, alvo de revisão sistemática: Dispositivos & Intervenções [10]; Úlcera de Perna [7]; Procedimentos [6]; Infeção [5]; Úlcera de pressão; Prevenção; Qualidade de vida; Avaliação de Feridas & Feridas crónicas [3]; Economia da Saúde e Resultados; Terapia por Pressão Negativa & antimicrobianos [2]; Feridas Agudas; Queimaduras; Educação & Nutrição [1]. Como principais conclusões e implicações para a prática docente observamos que as RSL desenvolvidas em contexto académico e enquanto estratégia pedagógica distinta, disponibilizam um enfoque claro dos interesses de estudo dos estudantes que são, obrigatoriamente, profissionais. Nesta medida é possível estruturar o ensino pós-graduado e a prática avançada no sentido de serem preenchidas as lacunas de conhecimento reportadas pelos próprios e a construção em contexto de uma prática baseada na evidência, promovendo e disseminando a incorporação do conhecimento. Proporcionam ainda uma base sólida para o desenvolvimento e promoção de competências ao nível da divulgação e publicação científica.
TypePoster
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55601
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:ESE-CIE - Comunicações / Communications

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