Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55600

TitleAvaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa
Author(s)Sousa, Joana Raquel Faria de
KeywordsAvaliação Externa das Escolas
Autoavaliação
Cooperação Interinstitucional
Ensino Superior
Issue dateMar-2018
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitationSousa, J. (2018). Avaliação externa das escolas: uma leitura do contexto europeu à autoavaliação significativa. In J. C. Morgado, J. Sousa, A. F. Moreira & A. Vieira (Orgs.), Currículo, Formação e Internacionalização: desafios contemporâneos (pp. 143-158). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Abstract(s)A Avaliação Externa de Escolas (AEE) em Portugal surge com a publicação da Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, sendo implementada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC), a partir de 2006. Os efeitos da AEE em Portugal são já visíveis e vários estudos nacionais apontam para a tendência de alterações ao nível curricular, pedagógico e organizacional na escola pública (Barreira, Bidarra & Vaz-Rebelo, 2016), nomeadamente nos processos de autoavaliação (Pacheco, 2016). É neste contexto que será apresentada a AEE na Europa e em Portugal, com incidência na questão da autoavaliação, de modo a compreender o contexto desta mudança estratégica ao nível da política educativa em Portugal e as suas necessidades. Com base nos resultados de pesquisas nacionais, apresenta-se uma proposta de acompanhamento e apoio das escolas ao processo de autoavaliação que visa a criação de sinergias interinstitucionais.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55600
ISBN978-989-8525-57-4
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Capitulo_Joana_Sousa.pdf442,2 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID