Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55549

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMorais, Ritapor
dc.contributor.authorGomes, A. Ruipor
dc.date.accessioned2018-08-02T07:58:10Z-
dc.date.available2018-08-02T07:58:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMorais, R., & Gomes, A.R. (2018). Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico. Journal of Sport Pedagogy & Research, 4(1), 8-18.por
dc.identifier.issn1647-9696por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/55549-
dc.description.abstractEste estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF.por
dc.description.sponsorshipEste estudo foi realizado em parte no Centro de Investigação em Psicologia (UID/PSI/01662/2013), Universidade do Minho, e foi financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), através da atribuição de uma Bolsa de Doutoramento com a referência SFRH / BD / 71369 / 2010por
dc.description.sponsorshipThis study was performed with exercise instructors, assuming two objectives: (a) identifying the factors related to exercise behavior (EB) from the instructors’ perspective and (b) analyzing the strategies assumed by instructors to promote and maintain EB in the exercisers and to prevent exercise dropout. Ten experienced instructors (six males and four females) were included in this study. Instructors had a mean age of 35.4 years old (SD = 6.04) and an average of 13.7 years of experience working in fitness centers (DP = 6.57). Data collection was based on the use of the interview guide “Psychological Assessment in Exercise: Interview Guides for Practitioners and Instructors-Version for instructors”. The main results showed that (a) instructors gave particular relevance to psychological factors to promote and maintain EB in the exercisers, (b) instructors vary their strategies of promoting and maintaining EB according the experience and stage of EB of exercisers (e.g., adoption, maintenance and preventing the tendency to drop out ). In conclusion, instructors assumed an understanding about the factors related to EB in exercisers (particularly the psychological factors) and revealed a discrimination about the strategies that can be used to promote and maintain EB in the exercisers and to prevent exercise practice dropout.por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147227/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F71369%2F2010/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectExercício físicopor
dc.subjectInstrutorespor
dc.subjectAdoção e manutenção de exercíciopor
dc.subjectAbandono de exercíciopor
dc.titleComo explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físicopor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage8por
oaire.citationEndPage18por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume4por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalJournal of Sport Pedagogy and Researchpor
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8-Artigo-Instrutores e EF-R Morais e R Gomes-JSPR.pdf423,76 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID