Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/55549

TitleComo explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico
Author(s)Morais, Rita
Gomes, A. Rui
KeywordsExercício físico
Instrutores
Adoção e manutenção de exercício
Abandono de exercício
Issue date2018
JournalJournal of Sport Pedagogy and Research
CitationMorais, R., & Gomes, A.R. (2018). Como explicar a prática de exercício? A perspetiva dos instrutores de exercício físico. Journal of Sport Pedagogy & Research, 4(1), 8-18.
Abstract(s)Este estudo teve como principais objetivos: (a) identificar os fatores que podem explicar a prática de Exercício Físico (EF) na perspetiva de instrutores de EF, e (b) conhecer as estratégias assumidas por instrutores de EF na promoção, manutenção e prevenção do abandono associados à prática de EF pelos respetivos praticantes. Participaram neste estudo qualitativo, dez instrutores experientes, sendo seis do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com uma média de idades de 35.4 anos, (DP = 6.04) e com uma média de anos de experiência de 13.7 anos (DP = 6.57), todos a exercer funções em academias desportivas privadas. A recolha de dados teve por base a utilização do guião de entrevista “Avaliação Psicológica no EF: Guiões de Entrevista para os Praticantes e para os Monitores (APEF-PM)-versão monitores”. Os principais resultados demonstraram que (a) os fatores psicológicos assumiram uma especial relevância no modo como os instrutores procuram promover a adoção e manutenção da prática de EF dos respetivos praticantes; e (b) existem diferentes estratégias de atuação dos instrutores, variando estas de acordo com as fases de adoção, manutenção ou prevenção do abandono do EF por parte do praticante. Concluindo, os instrutores de EF demonstraram uma preocupação com os fatores que condicionam os praticantes a realizaram a atividade de EF (particularmente dos fatores psicológicos) e evidenciaram uma discriminação destes mesmos fatores de acordo com a etapa da participação desportiva dos praticantes de EF.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/55549
ISSN1647-9696
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8-Artigo-Instrutores e EF-R Morais e R Gomes-JSPR.pdf423,76 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID